Procurar

A Meta de Zuckerberg 'roubou' o líder de IA à Apple

Não faltam exemplos de investigadores e especialistas de Inteligência Artificial que, nos últimos meses, se deixaram ‘seduzir’ pelas ofertas da Meta e decidiram abandonar a Apple no desenvolvimento da tecnologia.

A Meta de Zuckerberg 'roubou' o líder de IA à Apple

© Reuters

Miguel Patinha Dias
17/10/2025 08:05 ‧ há 8 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Apple

O executivo escolhido pela Apple para liderar o desenvolvimento da Inteligência Artificial da empresa, Ke Yang, está de saída para a Meta, diz a Bloomberg com base em informações providenciadas por pessoas próximas do assunto.

 

Ke Yang tinha sido recentemente promovido a responsável pela divisão que estava a trabalhar na nova geração da assistente digital Siri.

Como conta o site TechCrunch, esta equipa - conhecida internamente como Answers, Knowledge and Information (AKI) - estava a desenvolver funcionalidades que permitiriam à Siri recolher dados e informações da Internet e apresentá-la no contexto de uma conversa, tal como acontece com o ChatGPT da OpenAI.

OpenAI é a

OpenAI é a "primeira rival a sério" da Apple em "muitas décadas"

Além de apontar a OpenAI como uma grande rival para a Apple, o ex-CEO da ‘Empresa da Maçã’, John Sculley, admitiu ainda que a Inteligência Artificial é uma área onde a antiga empresa não se tem saído bem.

Miguel Patinha Dias | 15:05 - 13/10/2025

A Bloomberg diz também que esta saída não deverá ficar limitada a Ke Yan, com as fontes da publicação a apontarem para saídas de mais membros da equipa AKI nos próximos meses.

‘Dor de cabeça’ na Apple

Serve sublinhar que este ano já ficou marcado por múltiplas saídas de especialistas e investigadores de Inteligência Artificial da Apple para a Meta. Em agosto, já se contavam oito trabalhadores da Apple que se deixaram ‘seduzir’ pelas ofertas da empresa mais conhecida pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Em agosto a Bloomberg escrevia que a empresa tecnológica liderada por Mark Zuckerberg havia conseguido convencer Frank Chu a juntar-se à equipa Meta Superintelligence Labs (MSL). Até aqui, Chu era um dos responsáveis pelas equipas focadas em infraestrutura, treino e pesquisa de Inteligência Artificial e, ao que tudo indica, estará a liderar uma equipa dentro da Meta chamada de MSL Infra.

Coluna inteligente com ecrã da Apple deverá custar mais de 300 euros

Coluna inteligente com ecrã da Apple deverá custar mais de 300 euros

A Bloomberg partilhou novos detalhes sobre alguns dos próximos produtos que a Apple pretende lançar e que representam a entrada da empresa no mundo dos dispositivos inteligentes caseiros. Entre eles está uma coluna caseira com ecrã e também um ecrã equipado com um braço robótico.

Miguel Patinha Dias | 09:08 - 16/10/2025

Tanto quanto se sabe, Chu era até aqui o sexto especialista em Inteligência Artificial que decidiu trocar a Apple pela Meta. O primeiro a fazê-lo foi o criador da equipa de modelos de Inteligência Artificial da Apple, Ruoming Pang, mediante uma oferta de 200 milhões de dólares.

Seguiram-se os engenheiros Tom Gunter, Mark Lee, Bowen Zhang e Yun Zhu mas, com base na posição de responsabilidade que ocupava dentro da Apple, é com esta contratação de Chu que a Meta volta a desferir um ‘golpe’ profundo nas ambições de Inteligência Artificial da Apple.

Leia Também: Apple desvendou MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro mais poderosos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10