Há alguns meses que vemos rumores a circular sobre a intenção da Apple de lançar uma nova coluna caseira, a qual terá como grande novidade um ecrã que permitirá realizar videochamadas e ter acesso a outras funcionalidades.
Agora, o jornalista Mark Gurman da Bloomberg partilhou mais algumas informações sobre os planos da Apple para esta nova coluna - acrescentando até que a empresa tem planos mais ambiciosos no que diz respeito à sua entrada no mercado de dispositivos caseiros.
Alegadamente, a empresa planeia lançar três dispositivos no âmbito desta entrada no mercado de dispositivos caseiros: uma câmara de segurança e uma coluna caseira com ecrã (ambos com lançamento planeado para 2026) e um ecrã inteligente que estará equipado com um braço robótico (com chegada prevista para 2027).
Sobre a nova coluna caseira, diz Gurman que terá um ecrã LCD de 7 polegadas, uma câmara que permitirá o uso do serviço de videochamada FaceTime e um sistema operativo que será capaz de se ajustar dependendo do utilizador. Além disso, contará com a nova geração da assistente digital Siri - cujas capacidades têm sido comparadas com as do ChatGPT.
O objetivo desta coluna será permitir que os utilizadores controlem eletrodomésticos e outros dispositivos inteligentes que tenha em casa, servindo também para pedir (por exemplo) que comecem a tocar músicas, saber o estado do tempo e outras notícias. Ao que parece, a Apple encontra-se a desenvolver duas versões deste dispositivo: uma com um design mais convencional de uma coluna HomePod e outra que poderá ser fixada numa parede.
A publicação refere que este produto chegou a ter lançamento previsto para este ano mas, depois de terem sido verificados desafios no desenvolvimento da nova geração da Siri, a Apple tomou a decisão de adiar a chegada para 2026. Quanto ao preço, prevê-se que terá um custo de 350 dólares - cerca de 300 euros.
Quanto ao ecrã equipado com um braço robótico previsto para 2027, a publicação norte-americana refere que este dispositivo será capaz de se movimentar e colocar-se em diferentes posições. Mais ainda, deverá ter um ecrã de maiores dimensões com cerca de 9 polegadas.
A chegada mais tardia deste dispositivo estará, alegadamente, relacionada com dificuldades da Apple no desenvolvimento do motor e, desta forma, terá de ficar um pouco mais tempo no ‘forno’.
Leia Também: Apple TV tem "significativamente mais" do que 45 milhões de subscritores