O governo australiano anunciou que começou a testar nas estradas as primeiras câmaras capazes de detetar o uso de smartphones pelos condutores. As câmaras em questão fazem uso de Inteligência Artificial (IA) para detetar uso de smartphones nos bancos dianteiros dos carros, com humanos a avaliarem posteriormente as imagens para verificarem se há algum incumprimento.
Diz o The Guardian que estas câmaras começaram a ser testadas pela administração de New South Wales, com os primeiros três meses a não terem quaisquer consequências para os infratores. Porém, assim que passar este período experimental, os infratores poderão vir a receber multas entre os 210 e os 279 euros.
Ainda que a medida esteja a receber elogios, há uma parte significativa dos cidadãos australianos preocupados com potenciais ameaças a privacidade.