Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Huawei insta startups a juntarem-se para criar Era inteligente

O 'chairman' rotativo da Huawei Guo Ping instou hoje os programadores e 'startups' a se juntarem à tecnológica chinesa para criar "esta nova Era inteligente" resultante da introdução do 5G (quinta geração móvel).

Huawei insta startups a juntarem-se para criar Era inteligente
Notícias ao Minuto

20:16 - 04/11/19 por Lusa

Tech Web Summit

Guo Ping falava na cerimónia de abertura da cimeira tecnológica Web Summit, que inicia esta segunda-feira, dia 4,  a sua quarta edição em Lisboa.

Sob o mote "5G+X: Creating a new era?", Guo Ping começou por dizer que era "uma honra" estar na Web Summit e apontou que o 5G é uma oportunidade para todos.

"A Huawei quer trabalhar com os programadores e 'startups' para criar mais aplicações de 5G+", afirmou o 'chairman' (presidente do Conselho de Administração) da tecnológica chinesa.

"Juntem-se a nós para criar esta nova Era inteligente", sublinhou o executivo.

Considerando que o 5G está "a criar uma nova Era inteligente", onde se inclui o 'big data' (armazenamento de dados), a inteligência artificial (IA), Guo Ping sublinhou que o 5G "acabou de ser ativado" e já apresenta uma vasta gama de produtos que estão a dar os primeiros passos.

"Acredito que o 5G+X irá criar inúmeras oportunidades para os empreendedores", sublinhou.

"O 5G e a IA são um ponto de viragem para uma nova tecnologia", permitindo "melhorar em todas as indústrias", acrescentou.

Guo Ping apontou que tal como a eletricidade, a quinta geração móvel vai mudar o mundo.

Salientou que até ao final do ano haverá 60 redes 5G a comercializar serviços assentes nesta tecnologia, a qual "está a crescer mais rapidamente que o esperado".

O 5G "vai ser aplaudido pelos consumidores", assegurou, apontando que a tecnologia não se aplica apenas ao entretenimento, mas vai muito mais além que isso, o que inclui serviços na área da saúde, entre outros.

A quarta edição da Web Summit em Portugal vai contar com a participação de 1.206 oradores que vão intervir nos 22 palcos distribuídos pelo recinto do evento.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.

O evento realiza-se em Lisboa entre hoje, dia 4,  e quinta-feira, 7 de novembro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório