A Huawei apresentou esta quinta-feira, dia 19, a sua nova série de topos de gama Mate 30 mas, mais importante do que novo hardware, ficámos a saber que os novos smartphones não contarão com os Google Play Services.
Apesar de o sistema EMUI 10 ainda ter como base a versão aberta do sistema operativo Android, a Huawei viu-se impedida de integrar os serviços da Google devido ao bloqueio dos EUA, resultado da guerra comercial com a China. Significa isto que, para além de não haver qualquer Play Store, não estarão pré-instaladas apps da Google como o Gmail ou o Maps.
“Não pode usar os Google Mobile Services, podemos usar o Huawei Mobile Services. É por causa do bloqueio dos EUA que não podemos pré-instalar o Google Mobile Services, fomos forçados a usar o Huawei Mobile Services na galeria App Gallery dos smartphones Mate 30”, afirmou sem rodeios o CEO da área de consumo da Huawei, Richard Yu.
Em vez da Play Store, os smartphones da série Mate 30 terão a App Gallery da Huawei, com a empresa a procurar tornar os seus Mobile Services o centro da experiência do Mate 30. Ao todo, o Huawei Mobile Services conta já com mais de 45 mil aplicações e, para aumentar ainda mais, a empresa prometeu mil milhões de dólares para financiar o desenvolvimento destes serviços.
Na galeria acima pode ver fotografias do evento da Huawei.