Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

É oficial. Huawei apresentou o novo topo de gama, o Mate 30 Pro

A nova série de topos de gama conta com o processador de alto desempenho, o Kirin 990.

É oficial. Huawei apresentou o novo topo de gama, o Mate 30 Pro
Notícias ao Minuto

13:30 - 19/09/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Huawei

A Huawei apresentou hoje em Munique, na Alemanha, os seus novos topos de gama – a série Mate 30. Composta pelo Mate 30, Mate 30 Pro, Porsche Design Mate 30 Pro RS (e ainda pelo mais modesto Mate 30 Lite), esta nova série conta com o novo processador de alto desempenho, o Kirin 990 5G, que será responsável por surpreender e continuar a elevar os standards da indústria.

O Mate 30 Pro promete ser a grande estrela desta série. As especificações? Estamos a falar de um smartphone com ecrã Flex OLED FHD+ de 6.53 polegadas com 2400x1176 de resolução e sensor de impressões digitais, 8GB de RAM e opção entre 128GB e 256GB de armazenamento interno.

Com um ecrã com curvatura tão acentuada, a Huawei foi obrigada a remover os botões laterais. Como solução, a empresa foi obrigada a adotar botões virtuais e, no caso dos botões de volume, foi possível ver o CEO da Huawei, Richard Yu, a demonstrar como os usar - tocando duas vezes para aparecer o 'slider' deslizante.

A bateria tem feito parte das grandes virtudes dos smartphones topo de gama da Huawei e, cumprindo a tradição, o Mate 30 Pro tem tudo para continuar esse percurso. A bateria deste modelo tem uma capacidade de 4,500mAh e carregamento de 40W com fios e 27W sem fios.

A câmara e a experiência de fotografia tem sido outro dos 'pilares' da Huawei graças à colaboração com a Leica. A câmara circular - de nome 'Halo Design' - do Mate 30 Pro chama a atenção para os quatro sensores, um Cine de 40MP; um segundo sensor Ultra Sensing de 40MP; um sensor 'telephoto' de 8MP; e ainda um sensor capaz de medir profundidade. Quanto à câmara frontal, temos um sensor de 32MP acompanhado de vários sensores que compõem o novo sistema de reconhecimento facial, o 3D Face Unlock, e ainda sensor de gestos. Está presente a mesma atenção ao detalhe de outros smartphones da Huawei, com o Mate 30 Pro a ser capaz de captar fotografias nítidas mesmo em ambiente com fraca iluminação ou ao amanhecer/anoitecer.

No que diz respeito à câmara traseira, poderemos contar com todos os modos de fotografia que seria de esperar de um topo de gama moderno. Retrato, 'Time Lapse' e apoio de Inteligência Artificial para retocar as fotografias são opções garantidas, assim como vídeos em câmara lenta. Nesta área a grande novidade é a capacidade de filmar vídeos em 720p com 7.680 frames por segundo e em 1080p com 960 frames por segundo. 

Para maior qualidade de vídeo, a Huawei incluiu um sensor Cine Camera de 40MP capaz de filmar vídeo em 4K com 60fps e que permite aplicar efeito 'bokeh' em tempo real.

A capacidade de 'zoom' continua a ser um ponto forte da Huawei e o Mate 30 Pro não desilude. Diz a empresa chinesa que o smartphone tem zoom óptico de 3x, zoom híbrido de 5x e zoom digital de 30x, números impressionantes que ainda assim ficam atrás dos 50x presentes no P30 Pro.

A Huawei fez questão de dar aos consumidores uma vasta seleção de cores. Nesse sentido, o Huawei Mate 30 Pro estará disponível em Space Silver (prateado), Cosmic Purple (roxo), Emerald Green (verde) e Black (preto). Além destas quatro cores, a Huawei anunciou também a versão Vegan Leather, sem pele animal, que estará disponível em Orange (laranja) e Forest Green (verde).

E o outros Mate 30?

Temos ainda o Mate 30, com um ecrã (plano, sem laterais curvas) Rigid OLED FHD+ de 6.62 polegadas com 2340x1080 de resolução com o mesmo sensor de impressões digitais, opção entre 6GB e 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. A bateria tem uma capacidade menor que a versão Pro e tem 'apenas' 4,200mAh mas com os mesmos 40W de carregamento com fios e 27W sem fios.

A câmara traseira do Mate 30 conta com três sensores, um principal de 40MP, um sensor ultra angular de 16MP e um 'telephoto' de 8MP. Já a câmara frontal terá um único sensor de 24MP. E sim, pode celebrar porque o Mate 30 vem com uma entrada de áudio tradicional e não unicamente com USB-C.

Houve espaço também para o Porsche Design Mate 30 RS, um novo modelo que surge da colaboração entre a tecnológica chinesa e a fabricante alemã de automóveis. O Porsche Design Mate 30 RS inclui o mesmo processador Kirin 990 5G, câmara e bateria e inclui 12GB de RAM com 512GB de armazenamento interno. Porém, é design mais extravagante a ser o verdadeiro argumento desta edição, fazendo-se valer da distinta risca da face traseira e da pele animal que a cobre.

O momento da verdade

Nos últimos meses pairaram muitas dúvidas relativamente à permanência do Android nos smartphones da Huwei e, uma vez garantido o sistema operativo nos dispositivos já presentes no mercado, as atenções voltaram-se para a série Mate 30. Foi esta tarde que a Huawei revelou que volta a contar com o Android nos seus dispositivos, desta vez sob forma do EMUI 10.

Ainda assim, ficam de fora os serviços da Google, com as apps a serem descarregadas a partir da App Gallery da própria Huawei e os respetivos Mobile Services.

Entre os principais focos desta atualização está a legibilidade e o design dos menus, inspirados em revistas. O tema escuro será certamente útil, assim como um novo ecrã 'always-on' mas a abertura de apps, mais fluída e com animações, promete também uma experiência mais elegante.

O novo sensor de movimentos também é utilizado com eficácia, permitindo aos utilizadores controlar o que se passa no ecrã com simples movimentos do pulso. A Inteligência Artificial presente no Mate 30 também é usada com eficácia para rodar o ecrã, possibilitanto ativar uma funcionalidade de auto-rotação que roda o ecrã de acordo com a posição do utilizador.

O EMUI 10 surge também com uma app de nome HiCar, a qual permite controlar determinadas funções do veículo como temperatura ou até para tirar fotografias do local de estacionamento para não se esquecer onde deixou o carro.

E quanto custa? E o lançamento?

Enquanto novo topo de gama da Huawei, não é esperado que a série Mate 30 seja propriamente acessível e esteja ao nível dos outros smartphones de alto desempenho presentes no mercado. Nesse sentido, a Huawei revelou que o Huawei Mate 30 de 8GB + 128GB custará 799 euros, o Mate 30 Pro com 8GB + 256GB chega aos 1.099 euros, o Mate 30 Pro 5G (com as mesmas especificações) vai aos 1.199 euros e o Porsche Design Mate 30 RS de 12GB RAM + 512GB atinge os 2.095 euros. De notar que estes preços não são finas, pelo que ainda serão sujeitos à devida taxa de IVA.

Quanto ao lançamento, a Huawei não avançou com uma data mas afirma que estará disponível no mercado europeu  até ao final de 2019.

[Notícia atualizada às 14:40]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório