A disseminação de Inteligência Artificial (IA) generativa levou a que mais pessoas começassem a produzir conteúdo recorrendo a estas ferramentas, o que resultou no que muitas pessoas consideram ser vídeos mais repetitivos, genéricos e interessantes.
Esta tendência afeta, claro, plataformas de vídeo como o YouTube, motivo que levou a empresa detida pela Google a atualizar as regras do seu programa de parceiros de forma a penalizar vídeos produzidos em massa com ferramentas de Inteligência Artificial.
“O YouTube sempre exigiu que os criadores carregassem conteúdo ‘original’ e ‘autêntico’”, pode ler-se no site oficial da Google sobre as mudanças nas políticas do YouTube. “No dia 15 de julho de 2025, o YouTube atualizará as diretrizes para melhor identificar conteúdo repetitivo e produzido em massa. Esta atualização reflete melhor o que o conteúdo ‘inautêntico’ se parece hoje em dia”.
Naturalmente, os criadores de conteúdos que produzam vídeos originais não terão com que se preocupar mas, caso seja alguém que procura tirar partido do programa de parceiros do YouTube recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial para produzir vídeos repetitivos, atenção que poderá vir a deixar de ganhar dinheiro com a plataforma.
No entanto, não se sabe ainda como é que o YouTube planeia aplicar estas regras ou a que ferramentas recorrerá para detetar este tipo de vídeos.
Leia Também: YouTube quer destronar app 'irmã' do TikTok no iPhone