Investigadores acreditam ter encontrado um novo tipo de buraco negro

Um novo estudo indica que são demasiado pesados para terem sido criados a partir de uma estrela e demasiado leves para serem o centro da respetiva galáxia. No entanto, podem ajudar a ‘descortinar’ segredos do Universo.

buraco negro, estrela, neutrões

© Daniëlle Futselaar

Miguel Patinha Dias
07/07/2025 15:09 ‧ há 6 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Buraco negro

Um estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal Letter defende que seja criada uma nova categoria para classificar buracos negros, indicando ter descoberto uma nova classe destes corpos celestes.

 

A equipa de investigadores chama estes buracos negros de Buracos Negros de Massa Intermédia - ou IMBH, na sigla em inglês. O estudo indica que estes buracos negros são pesados demais para terem sido criados a partir de uma estrela e também demasiado leves para servirem de ‘âncora’ para toda a sua galáxia.

A maior dificuldade em detetar este tipo de buraco negro está relacionada com a baixa frequência emitida por estes buraco negros classificados como IMBH, com os astrónomos a detectaram todavia vários destes corpos celestes com massas 100 a 300 vezes superiores às do nosso Sol.

Os investigadores acreditam que, à medida que tenham mais oportunidades para estudar estes buracos negros, conseguirão reunir mais informações e detalhes sobre os primeiros momentos do Universo.

Leia Também: Astrónomos detetam novo cometa com origem fora do Sistema Solar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas