Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Acionistas do Facebook querem que Zuckerberg deixe de ser presidente

Vários acionistas de peso estão insatisfeitos com os escândalos que têm envolvido a rede social. Zuckerberg detém cargos de CEO e presidente.

Acionistas do Facebook querem que Zuckerberg deixe de ser presidente
Notícias ao Minuto

09:32 - 20/10/18 por Fábio Nunes

Tech Redes Sociais

A pressão sobre Mark Zuckerberg continua a aumentar à medida que se acumulam as controvérsias em torno do Facebook. De acordo com a Euronews, vários acionistas importantes querem que Zuckerberg abandone a posição de presidente.

Este grupo de acionistas que inclui a Trillium Asset Management e responsáveis do Tesouro de vários estados norte-americanos pediram esta quarta-feira uma separação dos cargos de CEO e de presidente da tecnológica. Nesta altura, Mark Zuckerberg ambas as posições.

“A estrutura de governação do Facebook continuam a pôr os seus investidores em risco”, argumenta Michael Frerichs, responsável do Tesouro do estado do Illinois, no pedido que foi efetuado. “Agora é o tempo de mudar. Temos de ver uma maior responsabilização de Mark Zuckerberg perante a administração de forma a recuperar a confiança dos investidores e proteger o valor dos acionistas”, acrescentou.

A decisão destes acionistas prende-se com o escândalo da Cambridge Analytica, a empresa que teve acesso aos dados pessoas de 87 milhões de utilizadores da rede social. Mas também com a forma como o Facebook tem servido para interferir em eleições. Mais recentemente, a tecnológica anunciou que ataques de hackers resultaram no roubo de dados de 30 milhões de pessoas.

Esta proposta deve ser votada na reunião anual de acionistas do Facebook que vai acontecer em maio do próximo ano mas dificilmente será aprovada. É que Zuckerberg e um pequeno grupo de aliados controlam quase 70% dos direitos de voto da empresa, algo que um acionista comparou no início do ano a uma “ditadura”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório