Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CDS questiona Governo sobre homologação de matrículas pelo IMT

O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre os atrasos na homologação de matrículas pelo IMT, que estarão a afetar empresas do setor automóvel, que aguardam há mais de seis meses por esse serviço.

CDS questiona Governo sobre homologação de matrículas pelo IMT
Notícias ao Minuto

20:01 - 20/03/18 por Lusa

Política Transportes

"Segundo informações que nos foram transmitidas, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ainda não adaptou o sistema informático que gere as homologações aos novos critérios, o que resulta numa realidade prejudicial ao setor, já que há modelos de viaturas que estão a aguardar há mais de seis meses pela possibilidade de serem matriculados", argumentam deputados do CDS numa pergunta dirigida ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Os deputados centristas Pedro Mota Soares e Hélder Amaral sustentam que, além dos problemas que já tinham sido identificados no passado, motivando perguntas daquele grupo parlamentar, "os serviços de homologação de novos modelos no IMT não estão a ser concretizados".

"As referidas homologações acontecem de acordo com as novas regras da União Europeia que, desde 1 de setembro de 2017, exigem a avaliação das emissões de CO2, denominadas por WLTP (novo ciclo de testes às emissões", lê-se na pergunta.

Os deputados sublinham que "Portugal tem várias empresas que, neste setor, contribuem fortemente para as exportações nacionais, bem como para o emprego", como a Autoeuropa, que está a construir um novo modelo, que "eventualmente aguarda por homologação em Portugal para poder ser matriculado".

"Não existindo a respetiva homologação há prejuízo para todas as empresas nacionais, bem como para o Estado que assim se vê privado de receber os montantes provenientes do Imposto sobre Veículos (ISV)", argumentam ainda os deputados na pergunta dirigida ao ministério de Pedro Marques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório