Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Portugueses querem mais ‘apertos de mão’ entre PS e PSD. Em que áreas?

Portugueses não têm dúvidas, os acordos de regime entre PS e PSD têm de ir mais longe.

Portugueses querem mais ‘apertos de mão’ entre PS e PSD. Em que áreas?
Notícias ao Minuto

15:27 - 16/03/18 por Melissa Lopes

Política Sondagens

De acordo com o barómetro da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, os portugueses querem que os dois principais partidos, PS e PSD, se entendam em várias matérias, mas destacam a Saúde como a área primordial.

Para a maioria dos inquiridos (59,4%), os acordos de regime para a descentralização e fundos comunitários “não são suficientes”.

Quando questionados sobre as áreas em que António Costa e Rui Rio devem entender-se, os inquiridos não tiveram dúvidas em apontar a Saúde: é essa a opinião de 41,3% dos inquiridos. Logo a seguir, 18% nomearam a Justiça como uma área onde é preciso acordos de regime. Seguem-se a Segurança Social (com 16,7%) e a Educação, 11,5%.

De salientar que, depois de ter tomado posse, Rio encontrou-se com Costa, tendo o presidente do PSD admitido, após seis horas de reunião com o primeiro-ministro, que “há uma nova fase” nas relações entre os dois partidos. São, por isso, de esperar mais acordos entre PS e PSD. 

O barómetro da Eurosondagem, em que as entrevistas coincidiram com o fim de semana do Congresso do CDS, revela que os inquiridos considera a líder dos centristas “idêntica” a Portas (assim respondeu uma boa parte – 42,1% - dos entrevistados). Por outro lado, 26,6% a consideraram Cristas “pior” do que o seu antecessor e apenas 20% a consideraram “melhor”.

As entrevistas para esta sondagem foram feitas entre 9 e 14 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório