Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Em São Bento, Rio admitiu uma "nova fase" nas relações com o PS

Depois de um encontro com o primeiro-ministro, que durou mais de duas horas, o presidente do PSD admitiu que há "uma nova fase" nas relações com o PS e anunciou que irá ainda hoje indicar os interlocutores para o diálogo com o Governo.

Em São Bento, Rio admitiu uma "nova fase" nas relações com o PS
Notícias ao Minuto

15:02 - 20/02/18 por Inês André de Figueiredo

Política Encontro

António Costa e Rui Rio estiveram reunidos em São Bento, esta terça-feira, dois dias depois do fim do Congresso Nacional do PSD que consagrou o novo presidente do PSD. À saída, mais de duas horas depois do início do encontro, o social-democrata explicou que foram tratados “temas relevantes”, parte deles impossíveis de conseguir “amanhã”.

“A descentralização, o Portugal 2030, a Segurança Social e a Justiça” estiveram em cima da mesa, sendo que no caso da Segurança Social, “nunca estará em causa qualquer alteração da situação presente", mas sim a existência de se fazer uma “reforma relativamente ao que é o futuro”.

O líder do PSD explicou que no caso da Justiça falou-se “daquilo que mais tarde possa ser a cooperação”, realçando que estão presentes dois líderes partidários, “mas não quer dizer que não devamos envolver todos os demais partidos”.

“A questão da Justiça é uma questão de fundo, tem de ser feita com ponderação, não vai acontecer nada amanhã, mas podemos começar a dar os primeiros passos”, ressalva.

Notícias ao MinutoRui Rio e António Costa estiveram reunidos mais de duas horas© Global Imagens

Questionado se o país está perante uma nova fase entre PSD e PS, Rui Rio não hesitou: “Sim, pode ser uma nova fase na medida em que há, da minha parte, sempre achei que os partidos devem fazer um esforço por procurar aquilo que os possa unir em nome do interesse nacional.

Quero introduzir uma cultura um bocadinho diferente, se pudermos colaborar em prol do país, é isso que devemos fazer”. E em relação à receção de António Costa, o social-democrata assegura que “há disposição do primeiro-ministro e líder do PS em aproveitar a oportunidade de os partidos poderem dialogar”.

Notícias ao MinutoNo final do encontro só Rui Rio conversou com os jornalistas© Global Imagens

E se a reunião fez lembrar os bons velhos tempos em que eram presidentes das maiores Câmaras do país, Rio também garante que nessa altura os entendimentos “eram muito mais fáceis do que um partido de oposição relativamente a um Governo que segue uma política encostada a uma Esquerda mais radical que nada tem a ver com o que é o PSD”.

Elina Fraga continua a 'ensombrar' 

Também Elina Fraga não foi esquecida e houve mesmo um pedido de Rui Rio. “Elina Fraga hoje vai estar totalmente disponível para os senhores fazerem as perguntas todas e vou-vos pedir uma coisa: façam mesmo todas, não deixem nenhuma pergunta por fazer. Espero que lhe façam mais perguntas do que aquelas que eu fiz”, referiu.

"Eu tive todas as respostas que pretendia, os senhores jornalistas é que não ainda não", acrescentou Rui Rio. Recorde-se que a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou esta segunda-feira que o Ministério Público abriu um inquérito na sequência de uma auditoria às contas da Ordem dos Advogados, que abrange o mandato desta ex-bastonária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório