Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CGTP apela a PS para que aprove propostas do PCP sobre lei laboral

O líder da CGTP apelou hoje aos deputados do PS que tenham "determinação política" para aprovar as propostas do PCP sobre lei laboral, em debate no parlamento na quarta-feira, ultrapassando assim os "bloqueios patronais" que existem na Concertação Social.

CGTP apela a PS para que aprove propostas do PCP sobre lei laboral
Notícias ao Minuto

18:45 - 12/03/18 por Lusa

Política Arménio Carlos

"No dia 14, no parlamento, o PS terá oportunidade para assumir uma política de esquerda ao revogar as normas do Código do Trabalho impostas pela direita", disse o secretário-geral da intersindical à Lusa, referindo-se às propostas do PCP sobre a negociação coletiva, como a revogação da norma da caducidade ou a reintrodução do princípio mais favorável.

Arménio Carlos lembrou que no dia do debate, a CGTP vai realizar uma manifestação de dirigentes e ativistas sindicais desde a sede da central, na baixa lisboeta, até à Assembleia da República, onde elementos da intersindical vão assistir nas galerias ao debate e tentar fazer "pressão" sobre os socialistas.

"Este problema de fundo da negociação coletiva dificilmente se resolverá na Concertação Social devido aos bloqueios patronais, de que o PS não pode estar refém", sublinhou o líder sindical, citando números do Governo segundo os quais em 2017 "apenas 20 mil trabalhadores foram abrangidos pela renovação dos contratos coletivos".

A dinamização da contratação coletiva é um dos temas em discussão na Concertação Social, mas o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, já sinalizou que a revogação da norma da caducidade, proposta pela esquerda no parlamento e pela CGTP, não deverá avançar.

As confederações patronais, por sua vez, têm defendido que a legislação laboral não deve ser alterada numa altura em que a economia e o emprego estão a crescer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório