Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2018
Tempo
29º
MIN 27º MÁX 31º

Edição

Operação Fizz: Carta de Ministério angolano? É "só um desenvolvimento"

Para Augusto Santos Silva, a carta enviada por Angola a todos os embaixadores da CPLP sobre a acusação de Manuel Vicente não está relacionada com o mandado de captura do antigo vice-presidente.

Operação Fizz: Carta de Ministério angolano? É "só um desenvolvimento"
Notícias ao Minuto

19:46 - 07/02/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa 

Política Santos Silva

O Ministério das Relações Exteriores de Angola enviou uma carta a todos os embaixadores da CPLP sobre a acusação de Manuel Vicente, antigo vice-presidente angolano e um dos principais visados da Operação Fizz. Este foi um tema de análise por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros em declarações aos jornalistas.

Ora, Santos Silva esclareceu que esta situação “não está relacionada com o mandado de detenção que foi emitido pelas autoridades portuguesas judiciais no fim de semana passado”.

A nota do governo angolano refere-se apenas “a mais um desenvolvimento a propósito do processo em que Manuel Vicente é arguido”, acrescentou o ministro.

"Angola teve a gentileza de remeter a Portugal informação sobre o seu ponto de vista em relação à aplicação dos acordos judiciários quer a nível bilateral quer a nível multilateral", disse aos jornalistas Augusto Santos Silva, que garantiu que a nota verbal do Governo angolano terá uma resposta de Lisboa "com todo o cuidado e atenção".

No âmbito das relações bilaterais entre estes dois países, o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros acrescenta que há “um acordo de cooperação judiciária bilateral assinado por Portugal e Angola e outro multilateral ratificado no âmbito da CPLP.

E Portugal está muitíssimo empenhado em cumprir estes dois acordos em matéria de cooperação judiciária”. Augusto Santos Silva realçou ainda a importância de “manter a comunicação regular com Angola como países amigos que somos”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.