Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

"Se fosse militante do PSD teria dificuldade, mas votaria em Rui Rio"

Em grande entrevista à RTP3, Isaltino Morais falou sobre o momento que a política atravessa com cada vez mais candidatos independentes a entrarem na corrida eleitoral. Por ter sido militante do PSD durante décadas foi inevitável não perguntar em quem votaria e o autarca oeirense não fugiu à questão.

"Se fosse militante do PSD teria dificuldade, mas votaria em Rui Rio"
Notícias ao Minuto

23:59 - 17/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Isaltino Morais

Isaltino Morais está de regresso à Câmara de Oeiras e, à semelhança do que tinha acontecido na última candidatura, também esta foi independente. Mas não foi o único. Por todo o país foram vários os independentes que concorreram às eleições autárquicas o que, na opinião de Isaltino Morais, deve servir de “lição” aos partidos.

“Os partidos têm de tirar daí uma lição, lição de que têm de se abrir mais às pessoas”, começou por dizer, defendendo que ao contrário do que se diz, “não é verdade que as pessoas estejam cada vez mais afastadas da política”.

“As pessoas podem é estar mais afastadas dos partidos, mas também não sei se será bem assim porque as pessoas têm uma vontade enorme de participar e eu verifiquei isso com a minha candidatura”, apontou, acrescentando que o que é “preciso é dar oportunidade às pessoas”.

Os políticos têm que fazer um esforço, não podem estar à espera que as pessoas participem. Têm que criar condições para essa participação

Numa fase da entrevista em que o foco era a política e os partidos, Isaltino Morais confessou que “nunca falava em esquerda ou direita” e que só começou a fazê-lo por responsabilidade do governo de Pedro Passos Coelho. Foi nessa época, recordou, que se afastou “ideologicamente” do PSD até porque tomou medidas enquanto autarca que podiam fazer de si um “perigoso esquerdista” por se preocupar com os que menos têm.

Ainda assim, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras assegura que a “preocupação com os problemas sociais não é apanágio da Esquerda”. “Tem a ver com a dignidade”, destaca.

 “A razão mandar-me-ia votar em Rui Rio”

Com menos de uma semana de distância das eleições diretas que elegeram Rui Rio como líder do PSD, Isaltino Morais considerou que a candidatura de Santana Lopes “nasceu mal” pois “apareceu como substituto daqueles que não queriam ser [candidatos nesta fase] e queriam estar à espera [de uma melhor época]”, algo que condena pois defende que “na política é fundamental que as pessoas deem a cara na vitória e na derrota”.

“A política é para pessoas de convicções”, destaca.

Questionado em quem votaria caso fosse militante do PSD, o autarca oeirense não hesitou: “Se eu fosse militante do PSD e estivesse no ativo admito que, por razões afetivas teria dificuldade em escolher, mas provavelmente a razão mandar-me-ia votar no Rui Rio”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório