Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

No Twitter, polémica diplomática dava um filme. E a história #MetePernil

"Sabotaram-nos", queixou-se Nicolás Maduro sobre a prenda que tinha prometido aos venezuelanos para este Natal. E Portugal até surgia entre os principais suspeitos para a desfeita, uma desfeita que no Twitter mereceu sequelas.

No Twitter, polémica diplomática dava um filme. E a história #MetePernil
Notícias ao Minuto

08:55 - 29/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política Redes Sociais

As relações entre Portugal e a Venezuela tiveram um pequeno abalo este semana. Tudo começou com uma promessa de Nicolás Maduro, presidente daquele país, que este Natal queria dar aos venezuelanos a possibilidade de terem pernil subsidiado pelo Estado.

A oferta, porém, não chegou a tempo. E em declarações públicas Maduro não hesitou e disse mesmo que foi sabotagem. Pior: a culpa era de Portugal.

O caso levou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a reagir, explicando que o pernil em causa era responsabilidade de uma empresa privada e que o Governo português nada tinha a ver com a história.

Entretanto, ficou-se a saber que há uma dívida da Venezuela de cerca de 40 milhões de euros a empresas portuguesas fornecedoras de pernil de porco, dos quais 6,9 milhões são dívida à Raporal. Mas a 'história interminável' não acaba aqui e promete durar. É que as autoridades venezuelanas já vieram explicar que as 2.200 toneladas de pernil estão há sete dias "retidas" na Colômbia. A culpa, afinal, será dos EUA e dos seus "aliados".

Enquanto a polémica ia sendo tratada dentro dos trâmites diplomáticos, nas redes sociais, que tantas vezes são acusadas de serem ‘rastilho’ fácil para ‘incendiar’ celeumas, o caso mereceu tratamento humorístico.

No Twitter, em particular, a ‘saga’ do pernil teve direito a uma curiosa hashtag que continua ativa à conta do sentido de humor de utilizadores: #MetePernilNumFilme.

O exercício é bastante simples: colocar “pernil” nas mais variadas narrativas.

Desde ‘007: Operação Pernil’ às ‘Pernil Wars’, passando por ‘Harry Potter e o Pernil Filosofal’ (ou ‘Harry Potter e o Pernil de Azkaban’, ou ‘Harry Potter e as relíquias do Pernil’… sim, há para todos os gostos), sem esquecer ‘As 50 Sombras de Pernil’ ou ‘À Procura de Pernil’ ou até o mais dramático ‘Pernil do Pijama às Riscas’.

Fique com alguma amostras deste cinematográfico pernil.

Com a certeza de que 'Haverá Pernil'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório