Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal nega "sabotagem" ao pernil de porco enviado para a Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros já se pronunciou sobre a polémica que estalou na quinta-feira depois de Nicolás Maduro ter acusado Portugal de ter sabotado a chegada de pernil de porco à Venezuela.

Portugal nega "sabotagem" ao pernil de porco enviado para a Venezuela
Notícias ao Minuto

11:39 - 28/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Polémica

Augusto Santos Silva garante que “não há, nem houve nenhuma espécie de interferência política e muito menos qualquer intento de sabotagem do Governo português” na entrega de carne de porco à Venezuela, acusação que é feita pelo presidente daquele país, Nicolás Maduro.

Em declarações aos jornalistas, o ministro lembrou que Portugal está inserido numa “economia de mercado” e sublinhou que o “Governo não participa nas exportações que as empresas nacionais contratam com empresas importadoras estrangeiras”.

Santos Silva frisou ainda que o “Governo não deu nenhumas instruções a quaisquer empresas” para evitar que a Venezuela não recebesse a tempo do Natal o referido pernil de porco.

Dado que ainda está a ser recolhida informação sobre o que aconteceu, o ministro admitiu que possa ter “havido um problema comercial”, afastando, contudo, a hipótese de uma qualquer interferência governamental.

“A informação de que disponho no momento é que, de facto, há contratos de fornecimento de carne de porco portuguesa para a Venezuela da parte de empresas portuguesas. A questão agora é saber se a carne foi distribuída ou não e isso diz respeito às autoridades venezuelanas”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório