Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Quem romper a aliança e fizer cair o Governo será severamente punido"

Socialista considera errado pensar que os fracos resultados do PCP nas autárquicas possam ter influência na continuidade da 'geringonça'.

"Quem romper a aliança e fizer cair o Governo será severamente punido"
Notícias ao Minuto

21:07 - 07/10/17 por Andrea Pinto

Política Vital Moreira

Após as eleições autárquicas, e perante os maus resultados do PCP, muito se tem questionado sobre o futuro da 'geringonça'. Uma dúvida que para Vital Moreira não faz qualquer sentido.

O socialista começa por fazer referência a um artigo publicado pelo Expresso que se referia ao 'Fim da Geringonça'.

Para Vital Moreira trata-se de uma "inferência errada" pois por "mais que sinta a tentação de 'atirar com os burrinhos na água', o PCP tem de aguentar a situação". E aponta duas razões para isso: "primeiro, [porque] quem romper a aliança parlamentar e fizer cair o Governo será severamente punido nas eleições daí resultantes, abrindo caminho a uma maioria absoluta PS, um pesadelo para os comunistas (e bloquistas); segundo, o PCP ainda espera obter nas negociações orçamentais alguns ganhos substanciais que permitam 'dourar a pílula'!", escreve no blog Causa Nossa.

A somar a tudo isto, o autor do blogue considera que este pressuposto não faz sentido quando até há bem pouco tempo se via esta "atual fórmula governativa como a melhor solução de governo, destinada a perdurar enquanto as esquerdas forem eleitoralmente maioritárias".

"Houve mesmo quem, na área socialista, dissesse preferir que o PS não obtenha maioria absoluta nas próximas eleições, para ter de repetir a mesma aliança com o BE e o PCP. Parece-me ousada essa vocação de continuidade da Geringonça", considera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório