Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Confiança lusa nos políticos locais um pouco acima da média europeia

Conclusões surgem no mais recente estudo a cargo do Observador Cetelem.

Confiança lusa nos políticos locais um pouco acima da média europeia
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Observador Cetelem

Uma fatia de 30% dos portugueses assume confiar nos seus representantes políticos no poder local, um valor que coloca Portugal um pouco acima da média europeia, que se encontra nos 27%.

Estes são os resultados do mais recente estudo do Observador Cetelem, do Grupo BNP Paribas. Que permitem ainda ver que, entre os 15 países incluídos no estudo, é na Dinamarca (confiança de inquiridos nos 41%) e Reino Unido (nos 39%) que os eleitores manifestam maior confiança nos políticos locais. Já no extremo oposto surge a Roménia, onde apenas 15% dos inquiridos deram nota positiva aos seus autarcas.

Curiosamente, Portugal encontra-se abaixo da média europeia quando a questão se prende com confiança na classe política em geral. Portugal regista 8%, quando a média europeia se fixa nos 11%. No topo e no fundo repetem-se os países: os dinamarqueses são os que mais confiam na classe política em geral (26%), já os romenos são os mais desconfiados (4%).

Quanto aos governos nacionais, em média, 24% dos europeus confiam “completamente” ou “têm bastante confiança” nestas instituições. Os britânicos são os que mais confiam no seu governo, com 42%, e os eslovacos os mais críticos, onde apenas 11% dos inquiridos dizem confiar no seu governo. Nestas matérias, os portugueses estão acima da média europeia, com 33% dos portugueses a manifestarem a sua confiança no governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório