Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Trump "continuará a negar a evidência das alterações climáticas?"

Perante as recentes catástrofes naturais que assolaram os Estados Unidos, Edite Estrela critica a decisão de Trump ter rasgado o Acordo de Paris. "A mudança do clima é uma evidência", afirma a socialista.

Trump "continuará a negar a evidência das alterações climáticas?"
Notícias ao Minuto

22:09 - 22/09/17 por Fábio Nunes

Política Edite Estrela

Os recentes furacões que afetaram vários países nas caraíbas e atingiram algumas cidades nos Estados Unidos, com consequências graves no estado da Florida e na cidade de Houston, voltaram a aumentar a preocupação com a evolução das alterações climáticas.

Num artigo de opinião no Ação Socialista, Edite Estrela questiona se Donald Trump vai continuar a ignorar este fenómeno: "Donald Trump rasgou o Acordo de Paris por considerar que a mudança do clima não é para levar a sério. Será que Trump, perante a tragédia das cidades americanas arrasadas pelos furacões, continuará a negar a evidência das alterações climáticas?".

A crítica ao presidente norte-americano é acompanhada pela preocupação com o aumento e o agravamento destes fenómenos meteorológicos. "A mudança do clima é uma evidência. As previsões dos cientistas – consideradas alarmistas há não muitos anos – estão a verificar-se", refere Edite Estrela.

Para a socialista os fenómenos que ocorreram este verão – os furacões Irma, Harvey e Maria, os incêndios em Portugal e as monções no sudeste asiático – demonstram que o "aquecimento do planeta é um facto".

"Se não foram adotadas medidas eficazes, o aquecimento global provocará o desaparecimento dos glaciares a norte e a expansão dos desertos a sul. Com a elevação do nível do mar, o que poderá acontecer às ilhas do Hawai e a cidades como Nova Orleães, Houston ou Miami? Quantas tragédias mais serão precisas para alguns governantes perceberem que é urgente salvar o planeta?", deixa no ar Edite Estrela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório