Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Marisa Matias acusa Rui Moreira de "não ter programa, nem carácter"

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, acusou hoje Rui Moreira de "não ter um programa, nem carácter", depois de o presidente da Câmara Municipal do Porto ter dito que João Teixeira Lopes era um "candidato substituto".

Marisa Matias acusa Rui Moreira de "não ter programa, nem carácter"
Notícias ao Minuto

23:55 - 20/09/17 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"[Nas autárquicas], conta muito o programa e o carácter, e o Rui Moreira vai mostrando que não tem uma coisa nem outra. O João Teixeira Lopes não é substituto, o João Semedo não é ex-candidato, estamos todos envolvidos nesta candidatura", discursou Marisa Matias, à margem de um jantar da candidatura do cabeça de lista do BE ao Porto, João Teixeira Lopes.

Naquele que também foi um "jantar republicano", a eurodeputada de 41 anos disse ainda que Rui Moreira "tem tiques monárquicos", que tenta esconder, mas que "de vez em quando descai-se".

"Descaiu-se quando, na semana passada, chamou ao nosso candidato 'o candidato substituto'. Só mesmo uma mente monárquica acha que em democracia não somos todos iguais, que o que conta é o sangue, que acha que é o dono desta cidade e que os cidadãos são um adereço à sua paisagem turística de 1.ª classe", afirmou.

Marisa Matias apontou as "políticas sociais" falhadas pelo atual executivo, dirigindo-se ao exemplo concreto dos "cuidadores de doentes com Alzheimer", aos quais Rui Moreira prometeu que podiam concorrer ao Fundo de Emergência Social, quando não seriam elegíveis ao mesmo.

"Reunimo-nos hoje com alguns dos cuidadores, porque esta candidatura apresenta uma proposta de rede municipal de cuidadores. Mas é uma rede que tem de ser construída com os próprios cuidadores, que procura responder a uma necessidade social real, de pessoas que têm de cuidar dos seus, que têm dificuldades porque não há uma estrutura pública para dar apoio", explanou.

Para finalizar, a eurodeputada sublinhou ainda que todas as propostas do BE se distanciam daquelas "do atual executivo", porque as "políticas sociais dirigem-se às necessidades concretas das pessoas, trabalhadas para eles e com elas".

São candidatos à Câmara do Porto o independente Rui Moreira, apoiado pelo CDS-PP e MPT, o socialista Manuel Pizarro, Álvaro Almeida, pela coligação PSD/PPM, Ilda Figueiredo, da CDU, João Teixeira Lopes, do BE, Bebiana Cunha, do PAN, Costa Pereira, do PTP, Sandra Martins, do PNR e Orlando Cruz, do PPV/CDC.

As eleições autárquicas estão marcadas para 01 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório