Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Declarações do Bloco e PCP põem em risco o "fim desta legislatura"

Comentadores da SIC Notícias consideram estranhas as declarações de Catarina Martins e Jerónimo de Sousa e consideram que estas podem pôr em causa o futuro da 'Geringonça'.

Declarações do Bloco e PCP põem em risco o "fim desta legislatura"
Notícias ao Minuto

23:29 - 12/09/17 por Andrea Pinto

Política Geringonça

António Vitorino e Santana Lopes analisaram esta noite, na antena da SC Notícias, as declarações do líder do PCP sobre o futuro da 'Geringonça'. Jerónimo de Sousa considerou esta terça-feira que esta tinha sido uma solução "conjuntural" e que "dificilmente se repetirá".

Para António Vitorino, estas são palavras que devem ser encaradas “a sério e com sentido de responsabilidade” por parte de António Costa. Para o comentador, estas são afirmações semelhantes às feitas por Catarina Martins em entrevista ao Expresso, e que indica que os “dois parceiros deste Governo começam a dar sinais de alguma incomodidade”, atira.

Já para Santana Lopes, as declarações “são muito estranhas”. Para o social-democrata, estas só são explicadas pelo facto de o PCP “querer ir para o Governo”, algo que Santana considera que Jerónimo sabe que não acontecerá, ou então porque quer “facilitar uma maioria absoluta”.

Mas, considera, “o PCP não costuma ser distraído estrategicamente”.

Para António Vitorino toda esta situação coloca uma maior pressão sobre o Orçamento do Estado para 2018 e vai tornar a sua aprovação “mais difícil do que se esperava”, mas não crê que isso impeça a sua aprovação.

“Não creio que se esteja à beira de uma crise política e acredito que com ‘sangue, suor e lágrimas’ o OE vai ser aprovado", diz,  mostrando-se contudo reticente quanto a outra questão: a de que esta legislatura vá chegar ao fim. 

"O que está aqui a acontecer encolhe o tempo [da legislatura]", corrobora o  provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório