Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal mantém recusa de candidatura independente na Amadora

O Movimento Independentes pela Amadora (MIPA) viu hoje rejeitada a reclamação ao despacho que recusou a candidatura às eleições autárquicas, por irregular identificação dos candidatos na recolha de assinaturas, revelando que vai recorrer ao Tribunal Constitucional.

Tribunal mantém recusa de candidatura independente na Amadora
Notícias ao Minuto

15:50 - 17/08/17 por Lusa

Política Autárquicas

"Rejeitaram novamente a candidatura. Já está nos advogados, vamos avançar obviamente para o Tribunal Constitucional, mas não é entendível. O que se nota ali é uma proteção ao juiz [que rejeitou a candidatura], não há argumentos novos da parte deste magistrado", disse à Lusa o cabeça de lista à câmara, João Pica.

O despacho do juiz de turno do Tribunal da Amadora concluiu "julgar improcedentes, por não provados, os pedidos formulados com a reclamação, mantendo-se a rejeição da candidatura, conforme decidido no despacho reclamado".

O cabeça de lista do MIPA à câmara explicou que foi hoje notificado do despacho do juiz, datado de quarta-feira, considerando que, "por falta do pressuposto legal da declaração inequívoca de subscrição dos proponentes da lista de candidatos apresentada", rejeitou a candidatura.

A candidatura do MIPA foi rejeitada pelo juiz Nuno Tomás Cardoso, que também recusou as candidaturas independentes em Oeiras, de Isaltino Morais, pelo movimento Isaltino-Inovar Oeiras de Volta, e de Sónia Amado Gonçalves, pelo movimento Renascer Oeiras 2017, por os candidatos não se encontrarem devidamente identificados nas listas de assinaturas apresentadas.

Isaltino Morais e Sónia Gonçalves reclamaram da decisão e viram esta semana o Tribunal de Oeiras aceitar o recurso e permitir que concorram às eleições autárquicas de 01 de outubro.

"A nossa reclamação é igual à de Isaltino Morais, com mais um ponto, porque fizemos a nossa reclamação em colaboração com os advogados de Isaltino Morais, portanto como é que há dois pesos e duas medidas num caso destes", questionou João Pica, considerando que "não se percebe a dualidade de critérios".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório