Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viagens no Meu Distrito: De olhos postos em Braga, e não é por um canudo

Depois de uma liderança de 37 anos, Mesquita Machado atingiu o limite de mandatos e deu lugar ao candidato Vítor Sousa. O socialista acabou por sair destronado, colocando o PSD no poder pela primeira vez em democracia.

Notícias ao Minuto

08:00 - 15/08/17 por Goreti Pera

Política Autárquicas

Chegámos a Braga, a capital da região minhota. Fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta, é carinhosamente chamada de ‘Roma Portuguesa’ não só pela história associada à Roma Antiga, como pelo elevado número de igrejas que ali se concentram. Os estudos religiosos fazem desta a ‘Cidade dos Arcebispos’.

Entre os monumentos que se destacam em Braga estão os santuários do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, onde um miradouro permite ‘ver Braga por um canudo’. Também o Arco da Porta Nova (em tempos, uma das portas das muralhas da cidade), que deu azo a um ditado popular. Neste caso, o tão afamado ‘Deixaste a porta aberta?’.

No concelho de Braga, distinguida em 2012 como Capital Europeia da Juventude, residem 181 mil habitantes. Nas eleições autárquicas de 2013, foram chamados às urnas 159.313 eleitores, dos quais 95.417 foram votar e 63.896 (uma taxa de 40,11%) se abstiveram.

Este ano, as eleições para as autarquias realizam-se a 1 de outubro, dia em que irão a votos os candidatos à Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio, atual presidente, está na corrida. O candidato da Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) venceu em 2013 com 49,7% dos votos (seis mandatos), derrotando o socialista Vítor Sousa e pondo fim a 37 anos de liderança do socialista Mesquita Machado. Já o PS angariou apenas 32,8% dos votos (quatro mandatos), enquanto a CDU conquistou 8,8% dos votantes e um mandato. Sem representação ficaram a coligação PCTP/MRPP e o grupo de cidadãos Cidadania em Movimento.

Conheça, na galeria acima, os candidatos ao concelho de Braga nas eleições autárquicas de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório