Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Encerramento de balcões não foi claro desde o início e devia ter sido"

António Leitão Amaro acusa o Bloco de Esquerda de "deixar passar" todas as medidas do Governo. Mariana Mortágua reitera que o partido vai defender os trabalhadores da Caixa.

"Encerramento de balcões não foi claro desde o início e devia ter sido"
Notícias ao Minuto

22:30 - 26/04/17 por Notícias Ao Minuto

Política Esquerda/Direita

No programa ‘Esquerda/Direita’ da SIC Notícias, que contou com a presença da deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua e do deputado do Partido Social Democrata (PSD) António Leitão Amaro, o tema da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o anúncio do Governo de que o banco irá contratar trabalhadores marcaram o debate.

“A CGD precisava de ser recapitalizada e o PSD tem insistido que não era assim tão necessário, quase caracterizando a recapitalização como um capricho”, afirmou Mariana Mortágua. “Paulo Macedo, atual administrador da CGD e que fez parte do anterior governo do PSD e do CDS, foi incapaz de validar esta teoria. Ela tem de ser recapitalizada”, acrescentou.

Já António Leitão Amaro colocou ênfase na crítica ao Governo, nomeadamente no valor da recapitalização. “Quanto mais dinheiro público e privado se optou por meter na CGD, maiores serão os custos. Aquilo que continuamos a questionar é se era necessário e justificado meter cinco mil milhões de euros na CGD, que é o conjunto do pacote”.

O deputado do PSD criticou ainda a postura do Bloco de Esquerda, acusando o partido de não ser claro na sua posição. “[O BE] juntou-se tarde, mas pelos vistos juntou-se ao PSD a questionar este custo da escolha da recapitalização”, disse.

No entanto, apesar de reiterar o seu apoio ao executivo de António Costa, Mariana Mortágua considerou que o encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos não foi claro desde o início. “A questão do encerramento de balcões [da CGD] não foi clara desde o início e devia ter sido. E devia corresponder a critérios muito bem definidos. Há uma razão para os contribuintes terem de investir dinheiro na Caixa: ela é um serviço público”.

A deputada prometeu ainda que o seu partido não vai recuar no apoio aos funcionários do banco. “Não vamos tolerar nem vamos deixar passar nenhum caso em que entendamos que haja uma violação dos direitos dos trabalhadores da CGD”, afirmou.

O argumento não convenceu António Leitão Amaro, que considera o Bloco refém das medidas do Governo. “O BE anda há um ano e meio a apoiar este Governo e vai deixar passar tudo. A cada semana, cada uma das medidas do Governo tem o apoio do Bloco de Esquerda”, acusou o deputado do PSD.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório