Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Maioria diz que incentivos fiscais vão atrair investidores indecisos

O PSD e o CDS-PP elogiaram hoje o pacote de incentivos fiscais anunciado pelo Governo, considerando que este vai conseguir atrair investidores "que estão na dúvida" e permitir o relançamento da economia e do emprego.

Maioria diz que incentivos fiscais vão atrair investidores indecisos
Notícias ao Minuto

19:22 - 23/05/13 por Lusa

Política Pacote

"Este é um grande incentivo ao investimento externo e interno no nosso país, é um virar de página relativamente às possibilidades que hoje o país tem de, passada a fase de consolidação orçamental, relançar a economia e o emprego em Portugal", afirmou o social-democrata Paulo Batista Santos aos jornalistas, no Parlamento.

O deputado do PSD afirmou que estas medidas "colocam o nosso país na liderança da competitividade fiscal e na atratividade do investimento externo" e são, juntamente com o programa "Impulso Jovem", "boas notícias para o país".

"Hoje mesmo, um conjunto de empresas que não se resignam perante as dificuldades, anunciaram que juntos vão contratar no âmbito do Impulso Jovem 2013 mais de 3500 jovens portugueses", assinalou Paulo Batista Santos.

No mesmo sentido, a deputada do CDS-PP Cecília Meireles considerou que esta é "uma excelente notícia", "não só para" os centristas, que "sempre defenderam medidas deste género, mas sobretudo para as empresas e os trabalhadores".

A ex-secretária de Estado do Turismo saudou particularmente o crédito fiscal ao investimento e salientou que, "numa altura muito difícil do ciclo económico", a medida permitir que seja "antecipado investimento".

"Este crédito significa que 20% do investimento pode ser deduzido à coleta, isto quer dizer do ponto de vista prático que pode chegar a haver uma taxa efetiva de 7,5%, o que é extraordinariamente competitivo", afirmou.

Questionada sobre se estas medidas surgem no momento certo, Cecília Meireles respondeu que "vêm no momento possível".

"Acredito que o investimento privado vai ser estimulado com este tipo de medidas, agora naturalmente que há uma estabilização da procura interna que é necessária, mas também é necessário investimento privado para a criação de emprego", advogou.

A deputada centrista sublinhou que o país chegou à situação em que está "por uma política económica de crescimento exclusivamente baseada no estímulo à procura" e que "é preciso fazer um estímulo ao investimento privado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório