Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PSD, PS e CDS travam restrições a experiências científicas com animais

PSD, PS e CDS-PP chumbaram hoje, no parlamento, um conjunto de diplomas, na sua maioria apresentados pelo PAN e pelo Bloco de Esquerda, que pretendiam introduzir novas limitações à utilização de animais para fins de investigação científica.

PSD, PS e CDS travam restrições a experiências científicas com animais
Notícias ao Minuto

19:30 - 19/01/17 por Lusa

Política Ciência

Na série de votações, apenas foram aprovados dois pontos de uma resolução apresentada pelo PEV - ambos com unanimidade - em que se pretendia "uma progressiva redução e eliminação do uso de animais para fins científicos", assim como um ponto de um diploma do PCP sobre idêntica temática.

Mas, mesmo no caso deste dois últimos diplomas, a maioria das propostas neles contidos foi chumbada pelas bancadas do PSD, PS e CDS-PP.

Com a abstenção do PCP e os votos contra de sociais-democratas, socialistas e democratas-cristãos, foi reprovada uma resolução do Bloco de Esquerda para a adoção de medidas para a proteção de animais para fins experimentais e outros afins científicos - um diploma que contou com o apoio do PAN e do PEV.

Idêntico resultado teve ainda uma resolução do PAN que recomendava ao Governo "a alocação de uma percentagem dos fundos para a inovação e desenvolvimento distribuídos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia", tendo em vista premiar métodos não animais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório