Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Seguro: "Eleitores deviam poder votar no partido e deputado preferido"

O antigo secretário-geral do PS António José Seguro defendeu na sexta-feira a reforma do sistema eleitoral para que os portugueses tenham a possibilidade de escolher o seu deputado preferido, em vez votarem apenas num partido.

Seguro: "Eleitores deviam poder votar no partido e deputado preferido"
Notícias ao Minuto

08:25 - 08/10/16 por Lusa

Política José Seguro

Em Guimarães, onde participou numa conferência sobre "Transparência e Reforma Eleitoral", Seguro afirmou que a democracia ganharia com aquela alteração, já que ela daria "mais poderes" aos eleitores.

"Há candidatos que são da preferência de um determinado eleitor mas que estão em 10.º, 11.º ou 12.º lugar da lista e que, porventura, não têm condições para ser eleitos", referiu.

Para Seguro, o ideal seria cada partido elaborar a sua lista de candidatos, podendo depois cada eleitor escolher o "seu" deputado, independentemente do lugar que ele ocupa nessa mesma lista.

No fundo, cada eleitor votaria não só no partido mas também no seu candidato preferido.

Desta forma, disse Seguro, "os deputados eleitos teriam de ter maior relação com os eleitores" e de lhes "prestar contas", criando a proximidade e a confiança necessárias para conseguirem garantir a sua reeleição nas eleições seguintes.

"Hoje, um deputado está mais dependente da simpatia da sua direcção partidária para ser reeleito", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório