Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vera Jardim alerta para inconstitucionalidade no projeto do PS

O advogado e ex-ministro da Justiça Vera Jardim apoiou hoje a penalização da falta de apresentação de declarações de rendimentos pelos titulares de cargos políticos, advertindo, contudo, para possíveis inconstitucionalidades.

Vera Jardim alerta para inconstitucionalidade no projeto do PS
Notícias ao Minuto

19:43 - 04/10/16 por Lusa

Política Enriquecimento

"Sempre fui defensor de que esta matéria devia passar para legislação fiscal e não estar na legislação penal", afirmou José Vera Jardim, numa audição na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

Depois de dois chumbos do Tribunal Constitucional a dois projetos distintos de criminalização do enriquecimento ilícito, os grupos parlamentares abandonaram essa via e apresentaram propostas que vão no sentido de punir a falta da apresentação de uma declaração.

Vão nesse sentido projetos de lei apresentados na comissão para o Reforço da Transparência pelo PSD, PCP, BE e PS. No caso do PS, "os acréscimos patrimoniais não justificados" de valor superior a 100 mil euros "são tributados à taxa especial de 80%".

"Não desgosto dos 80%, tenho é dúvidas de constitucionalidade", afirmou Vera Jardim, na Comissão Eventual para a Transparência, referindo-se à norma do projeto de lei apresentado pelo PS.

Vera Jardim, que presidiu a uma comissão eventual de combate à corrupção em 2010, defendeu também a criação de uma entidade que possa supervisionar as declarações de rendimentos, como defende o BE.

"O antigo presidente do Tribunal Constitucional já o disse, o novo já o disse, que não tem meios para fiscalizar, supervisionar, todas as declarações de património. Se criamos sistemas que não são fiscalizáveis, estamos a criar coisas e ficamos muito contentes, mas depois nada funciona", afirmou.

Nesse sentido, Vera Jardim disse apoiar a criação de uma entidade própria para o efeito, conforme prevê o projeto do BE, que poderia funcionar junto do Tribunal Constitucional.

O projeto do BE propõe a criação de uma Entidade de Transparência dos Titulares de Cargos Políticos e Altos Cargos Públicos faça o "controlo de incompatibilidades e riqueza dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos", dedicando-se integralmente a esta função, "ao contrário do que acontecia até aqui com as entidades competentes para o efeito, que possuem uma vasta gama de competências para além destas matérias".

O advogado e ex-ministro da Justiça, do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres, pronunciou-se ainda favorável a uma regulamentação do 'lobby', considerando o projeto do CDS-PP sobre a representação de interesses um primeiro passo nesse sentido.

"Um registo obrigatório [de 'lobistas'] seria importante", defendeu, agumentando que "o projeto do CDS é muito ténue, mas é um primeiro passo, pode ser melhorado posteriormente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório