Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"É óbvio que há agressão, agressores e tem de haver inquérito"

No debate semanal na antena da SIC Notícias, António Vitorino e Santana Lopes comentaram o tema quente da atualidade.

"É óbvio que há agressão, agressores e tem de haver inquérito"
Notícias ao Minuto

23:34 - 23/08/16 por Inês André de Figueiredo

Política António Vitorino

O tema das agressões violentas a um jovem de 15 anos, em Ponte de Sor, marcaram a última semana e, no debate semanal entre António Vitorino e Pedro Santana Lopes, os comentadores explicaram que os agressores devem ser responsabilizados, independentemente de estarem ou não protegidos pela imunidade diplomática.

“A única coisa que para mim é obvia é que há uma agressão, há agressores e tem de haver um inquérito para imputar responsabilidade e é completamente irrelevante saber qual é a natureza da entidade e da pessoa que praticou a ação”, começa o socialista, referindo que se for provado que os gémeos são culpados é que se deverá falar da imunidade.

Desta forma, o político crê que “nada deve impedir as autoridades judiciais de conduzirem um inquérito penal, independentemente da natureza e características de quem possa estar na base da agressão”.

Do mesmo ponto de vista, Pedro Santana Lopes garante que “tem de haver inquérito, pode haver inquérito e haver inquérito não implica qualquer impugnação à imunidade”.

Neste seguimento, o social-democrata realça ainda que o estatuto de imunidade diplomática estabelecido pela Convenção de Viena, em 1961, deve ser revisto, tendo em conta a atualidade, algo com que António Vitorino concordou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório