Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Mariano Rajoy vê possibilidade de formar governo e evitar eleições

O chefe do governo espanhol manifestou hoje a sua convicção de que ainda há possibilidades de formar governo e evitar a realização de eleições pela terceira vez em menos do que um ano.

Mariano Rajoy vê possibilidade de formar governo e evitar eleições
Notícias ao Minuto

12:06 - 03/08/16 por Lusa

Política Espanha

"Agora já não é tão evidente que não possa haver investidura, ao contrário do que aconteceu depois de 20 de dezembro (primeiras eleições), disse Marano Rajoy, que também é líder do Partido Popular (PP, direita), acrescentando que irá continuar as suas conversações com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e com o partido de centro-direita Ciudadanos.

Mariano Rajoy falava depois de uma reunião com o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, para tentar reunir apoios para a formação de governo, durante a qual Rivera concordou em abrir uma "linha direta" com o governo em todas as questões relacionadas com a fixação do teto de despesas e com os orçamentos, mas confirmou que não irá votar a favor do novo executivo, podendo este contar apenas com a sua abstenção.

"Farei tudo o que esteja ao meu alcance para que não se repitam as eleições", sublinhou Mariano Rajoy que na terça-feira tinha avisado o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, que se este continuar a recusar deixar passar a sua investidura haverá eleições pela terceira vez.

Por seu lado, o secretário-geral do Partido Socialista espanhol recusou a proposta de criação de uma "grande coligação" feita pelo líder do Partido Popular e que incluiria também o partido Ciudadanos (centro-direita).

O PP foi o partido mais votado nas eleições de 26 de junho, elegendo 137 deputados num total de 350, mas precisa que o PSOE e o Ciudadanos se abstenham na votação de investidura para poder formar um governo minoritário.

O PSOE ficou em segundo lugar, conquistando 85 lugares, enquanto a aliança de esquerda Unidos-Podemos ficou em terceiro, com 71 deputados. A quarta formação mais votada foi o Ciudadanos, que alcançou 32 assentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório