Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Líder do Ciudadanos confirma abstenção para viabilizar novo executivo

O líder do partido espanhol Ciudadanos, Albert Rivera, manifestou hoje ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, a sua "preocupação" pelo impasse político no país, mas confirmou que irá abster-se para permitir a formação de um novo executivo.

Líder do Ciudadanos confirma abstenção para viabilizar novo executivo
Notícias ao Minuto

12:04 - 03/08/16 por Lusa

Política Espanha

"Não é bom que os dois partidos que governaram Espanha nos últimos 40 anos estejam de costas voltadas", disse Albert Rivera depois de uma reunião com o líder do Partido Popular (PP, direita) e presidente em funções do Governo, Mariano Rajoy.

Albert Rivera voltou a afirmar que o Ciudadanos (centro) irá abster-se se isso for necessário para deixar passar um novo Governo liderado por Mariano Rajoy, mas os deputados que tem no Congresso de Deputados (parlamento) não são suficientes se todos os outros partidos votarem contra esse executivo.

Na terça-feira, o secretário-geral do Partido Socialista espanhol, Pedro Sánchez, recusou a proposta de criação de uma "grande coligação" feita pelo líder do PP e que incluiria também o Ciudadanos.

Por seu lado, Mariano Rajoy avisou Pedro Sánchez que se este continuar a recusar deixar passar a sua investidura haverá eleições pela terceira vez em Espanha.

O PP foi o partido mais votado nas eleições de 26 de junho, elegendo 137 deputados num total de 350, mas precisa que o PSOE e o Ciudadanos se abstenham na votação de investidura para poder formar um governo minoritário.

O PSOE ficou em segundo lugar, conquistando 85 lugares, enquanto a aliança de esquerda Unidos-Podemos ficou em terceiro, com 71 deputados. A quarta formação mais votada foi o Ciudadanos, que alcançou 32 assentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório