Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo já nem 'aos seus' agrada

Os pedidos, de antigos líderes e de históricos dos sociais-democratas, de uma remodelação mais profunda do Executivo são apenas um dos exemplos de que a oposição ao Governo não é feita apenas pela Esquerda. O PSD também tem apontado críticas chegando mesmo a pedir a cabeça de Vítor Gaspar, de acordo com o i.

Governo já nem 'aos seus' agrada
Notícias ao Minuto

08:16 - 16/04/13 por Notícias Ao Minuto

Política Críticas

A oposição ao Governo é tão ou mais feroz dentro do próprio partido da maioria. São várias as vozes de figuras de proa do PSD que vêm publicamente criticar o Executivo. O primeiro-ministro Passos Coelho e o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, são os mais visados.

O discurso reprovador ganhou ainda mais adeptos após a reacção do Governo ao chumbo de quatro normas do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional.

A antiga líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, por exemplo, afirmou na TVI24 que ficou “perplexa” por o Executivo não ter visto a decisão de inconstitucionalidade como “uma oportunidade” em vez de “uma contrariedade”, acrescentando que “vão insistir na austeridade” e que não se está a “chegar a ponto algum”, cita o i.

Para o histórico do partido e ex-conselheiro de Estado, António Capucho, Passos deveria ter aproveitado a demissão do ministro Miguel Relvas para fazer uma remodelação “urgente e credível” que incluísse a saída de Vítor Gaspar.

Outro antigo líder ‘laranja’ muito crítico do Governo, e em especial do ministro das Finanças, é Marques Mendes que culpa Gaspar de “desprezar o povo” e Passos de ser teimoso, acusação que é partilhada por Marcelo Rebelo de Sousa.

O ministro da Defesa, apesar de menos criticado, não escapa à censura de algumas vozes do partido. O dirigente e antigo ministro de Durão Barroso, José Luís Arnaut, acusa Aguiar-Branco de falta de preparação democrática para levar a cabo a reforma das Forças Armadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório