Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

PSD questiona Governo sobre obras no Convento de Semide

O PSD quer saber se o Governo "pretende dar continuidade às obras de restauro do Mosteiro de Semide" no concelho de Miranda do Corvo.

PSD questiona Governo sobre obras no Convento de Semide
Notícias ao Minuto

10:51 - 06/06/16 por Lusa

Política Miranda do Corvo

Numa pergunta dirigida ao ministro da Cultura, subscrita por diversos deputados, o primeiro dos quais a antiga presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Fátima Ramos, o PSD afirma que "caso o governo pretenda avançar com as obras" é importante saber quando será lançado o respetivo concurso.

Os sociais-democratas também querem saber "qual o montante de investimento previsto e qual o prazo previsto para as obras" naquele "importante património cultural situado no concelho de Miranda do Corvo", distrito de Coimbra.

De acordo com uma nota do PSD, os subscritores da pergunta recordam que "a primeira fase de restauro" do monumento foi "concretizada através de uma parceria entre a Fábrica da Igreja, o Governo e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, então liderados por Durão Barroso e Fátima Ramos, respetivamente".

Após o Governo de José Sócrates "ter suspendido a segunda fase de obras, o Governo liderado por Pedro Passos Coelho decidiu dar continuidade às obras, apresentando uma candidatura a fundos comunitários" em 2013, referem os deputados, de acordo com a nota do PSD, enviada hoje à agência Lusa.

Estas obras "tiveram o seu início em 2015 e foram concluídas recentemente", acrescenta o PSD, sublinhando que "as obras realizadas na primeira década deste século, para poderem ser usadas e valorizadas, necessitam de ser concluídas".

Defendendo que "constitui obrigação do Governo preservar e valorizar o património", os deputados do PSD salientam que se encontram instaladas no Mosteiro "duas importantes instituições, o CEARTE [Centro de Formação Profissional do Artesanato] e a Cáritas" (instituição particular de solidariedade social).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório