Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Banif: Centeno nega ter prestado falsas declarações e ataca a oposição

O ministro das Finanças rejeitou hoje que tenha prestado declarações falsas na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif e criticou os métodos de atuação da oposição em relação ao Governo, recorrendo ao Ministério Público.

Banif: Centeno nega ter prestado falsas declarações e ataca a oposição
Notícias ao Minuto

14:39 - 21/04/16 por Lusa

Política Inquérito

Mário Centeno falava no final do Conselho de Ministros, depois de confrontado com a iniciativa do PSD de recorrer ao Ministério Público, tendo como base a acusação de que o titular da pasta das Finanças prestou falsas declarações quando esteve presente na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif.

"Não incorri em nenhuma falsidade e compreendo que a oposição tenha de fazer o seu trabalho. Mas não compreendo que a oposição faça o seu trabalho nesses moldes", respondeu o ministro das Finanças.

Na quarta-feira, no arranque dos trabalhos da comissão de inquérito ao Banif, o deputado do PSD Luís Marques Guedes considerou que o Ministério Público deve investigar se o ministro das Finanças prestou um falso depoimento na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, destacando que tal configura um crime público.

"O Ministério Público terá que apurar o depoimento falso" de Mário Centeno, afirmou Marques Guedes, sublinhando que este órgão tem "poderes de autoridade judiciária" e que "prestar falsas declarações na comissão parlamentar de inquérito é crime público".

O deputado do PSD referiu para as alegadas "contradições" entre as duas audições do ministro das Finanças nesta comissão, no que toca aos esforços que o governante terá desenvolvido junto da Comissão Europeia relativamente à venda do Banif ao Santander Totta no âmbito do processo de resolução.

Na mesma comissão de inquérito, Filipe Neto Brandão, deputado do PS, pediu a palavra para "repudiar veementemente a acusação de que o ministro das Finanças fez um depoimento falso", criticando as afirmações de Marques Guedes.

Na terça-feira, Centeno reiterou "todas as afirmações" que já prestou à comissão de inquérito ao Banif, falando numa "insinuação" do PSD em seu torno assente em "leituras parciais e enviesadas de documentos".

O responsável falou na comissão de inquérito ao Banif, na qual estava a ser ouvido pela segunda vez, depois de o PSD o ter acusado de prestar "um depoimento falso" no parlamento sobre o seu papel na venda do banco ao Santander Totta durante a sua primeira audição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório