No próximo dia 18 de dezembro, a Assembleia da República irá eleger cinco conselheiros de Estado e o Bloco de Esquerda pretende marcar presença entre os nomes escolhidos para o órgão de consulta do Presidente da República.
Fonte ouvida pelo Diário de Notícias (DN) revela que o partido liderado por Catarina Martins quer indicar alguém experiente e com peso no cenário político português, sendo que há conversações a decorrer com o Partido Socialista (PS) para que os conselheiros de Estado reflitam a atual maioria no Parlamento.
Já o Partido Comunista Português (PCP) prefere não tecer comentários sobre o assunto ao DN, contudo o semanário Expresso divulgou o desejo de os comunistas regressarem ao Conselho de Estado, depois de dez anos ausentes, por escolha do atual Presidente da República.
O PS acredita que “ainda há tempo” para decidir sobre o se Bloco e PCP fazem parte das figuras indicadas por António Costa para o Conselho de Estado, e preferem não avançar com possibilidades.
Relembre-se que os cinco conselheiros de Estado, eleitos em 2011, foram pertencentes ao “bloco central”, com nomes como Pinto Balsemão, Manuel Alegre, Luís Marques Mendes, Luís Filipe Menezes e António José Seguro, mais tarde substituído por Alfredo Bruto da Costa.