“Tendo em conta a atenção mediática dada ao cartaz lançado pela JSD, vem esta estrutura prestar o devido esclarecimento e reafirmar as críticas a um governo de Esquerda que surge numa clara traição ao povo português”, começa por dizer o comunicado enviado às redações pela Juventude Social Democrata – JSD.
Indicando que não foi intenção fazer qualquer alusão ao nacional-socialismo ou ao nazismo, a JSD sublinha que “nega simpatia por um qualquer regime extremista e ditatorial, seja ele nazi, norte-coreano ou outro que tal”.
“É exatamente por termos os princípios democráticos bem presentes no nosso ADN que rejeitamos uma solução de governo que não nasça nas urnas e na vontade popular”, esclarece o comunicado.
A estrutura social-democrata reafirma a sua plena confiança na mensagem passada pelo cartaz uma vez que “os portugueses não votaram numa aliança escondida de Esquerda” pois “o preço a pagar por esta aliança é demasiado caro”.
Sobre a imagem de fundo escolhida para colorir o cartaz, a JSD esclarece que a fotografia ‘Raising a Flag over the Reichstag’, cujo uso tanta celeuma tem causado, trata-se de uma encenação feita pelos soviéticos. É, na verdade, uma reconstituição de um primeiro hastear de bandeira, que foi depois manipulada para fazer propaganda contra o regime nazi.
“É também importante referir que, ao contrário do que tem sido veiculado por alguns comentadores, a imagem que serve de suporte ao cartaz da JSD é uma manipulação soviética e não o ‘infeliz uso da capitulação nazi’”, termina o comunicado.