Jorge Costa faleceu esta terça-feira, 5 de agosto. O Diretor de Futebol Profissional do Futebol Clube do Porto sofreu uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos do clube. Acabou por falecer no Hospital de São João, no Porto, depois de ter sido levado para a unidade hospitalar de emergência.
Tal como se pode ler no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), "a paragem cardiorrespiratória é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória".
Consequentemente, "a pessoa fica inconsciente, não responde, não respira ou não respira normalmente."
As causas de uma paragem cardiorrespiratória podem ser diversas, mas as mais frequentes relacionam-se com o coração, como por exemplo, alterações graves do ritmo cardíaco ou enfarte agudo do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco.
Uma paragem cardiorrespiratória e um ataque cardíaco são a mesma coisa?
Uma paragem cardiorrespiratória e um ataque cardíaco não são a mesma coisa, embora, tal como se pode ler no site da American Heart Association, "um ataque cardíaco possa causar uma paragem cardiorrespiratória".
Uma paragem cardiorrespiratória ocorre devido "a uma falha súbita do sistema elétrico do coração", fazendo com que este deixe de bater de forma eficaz ou pare completamente.
Por seu turno, um ataque cardíaco resulta de "uma obstrução que impede o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco". Esta interrupção do fornecimento de sangue provoca a morte do tecido muscular do coração, sendo, por isso, "um problema de circulação".
Em caso de paragem cardiorrespiratória, a morte pode ocorrer rapidamente se as medidas adequadas não forem tomadas imediatamente.
O que fazer a uma vítima de paragem cardiorrespiratória?
Segundo o SNS, perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória deve:
- Ligar de imediato 112 para pedir ajuda;
- Iniciar manobras de Suporte Básico de Vidacaso existam dois reanimadores, enquanto um liga 112 e pede ajuda, o outro deve de imediato iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida;
- Se tiver acesso a um desfibrilhador automático externo, pode utilizá-lo em segurança.
O Suporte Básico de Vida consiste em duas ações: compressões torácicas (massagem cardíaca) para fazer o sangue circular e ventilações para dar oxigénio aos pulmões.
Paragem cardiorrespiratória vs ataque cardíaco: Principais sintomas e sinais de alertas
Ataque cardíaco
- Dor intensa no peito (pode irradiar para braço, pescoço ou mandíbula);
- Suores frios;
- Falta de ar;
- Sensação de ansiedade ou morte iminente;
- Palidez, tonturas, náuseas.
Paragem cardiorrespiratória
- Perda súbita de consciência;
- Ausência de pulso e de respiração;
- Colapso imediato;
- Palidez extrema ou cianose (cor azulada).
Leia Também: Cinco sintomas de problemas no coração que não deve ignorar