Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

António Costa vai conseguir que "acabemos num segundo resgate"

O social-democrata critica a atitude de António Costa e da Esquerda.

António Costa vai conseguir que "acabemos num segundo resgate"
Notícias ao Minuto

09:51 - 10/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Morais Sarmento

Nuno Morais Sarmento, em entrevista ao programa ‘Falar Claro’, da Rádio Renascença, fez duras críticas a António Costa e ao governo que deverá liderar.

“António Costa vai usar a aventura do Novo Banco para esta questão do Orçamento e a situação das contas públicas em 2016. Escreva o que lhe digo: o governador do Banco de Portugal, que me ouviu aqui criticar muitas vezes, não dura três meses. Ele tem que ser a vítima útil deste exercício. António Costa, ao tocar no Novo Banco, conseguiu que esta segunda-feira o país perdesse dois mil milhões. Mas vai conseguir que nós acabemos num segundo resgate”, esclareceu o antigo ministro social-democrata

Ao analisar a situação, Morais Sarmento referiu que, apesar de a “aventura” ainda estar no início, “os juros na dívida pública já subiram para o máximo de há mais de seis meses”. “Não temos nenhum investimento significativo que não tenha sido posto ‘on hold’. Nenhum desistiu, foi tudo “parado até…””.

O social-democrata acrescentou ainda que “não é verdade que isto aconteça sempre que há uma mudança de governo”, referindo-se ao acordo à Esquerda e a instabilidade política atual.

"Se a única coisa em que PS, PCP e BE coincidem é naquela lista de medidas de Natal que tomámos conhecimento, se este é o património positivo do acordo e se no resto não estão em acordo, não construímos país. Percebo que seja fácil encontrar um acordo quando é para dizer que se dá mais 3%, 4,5%. Difícil é ter uma leitura integrada que faça sentido para o país", salvaguarda o social-democrata.

O antigo ministro não coloca em causa a legitimidade formal de António Costa mas crê que o líder socialista deveria ir a votos para deixar os portugueses decidirem sobre este governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório