Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Aliança entre PS, BE e PCP "parece-se mais com albergue espanhol"

Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional do XX Governo faz uma análise ao atual impasse político.

Aliança entre PS, BE e PCP "parece-se mais com albergue espanhol"
Notícias ao Minuto

08:05 - 06/11/15 por Notícias ao Minuto

Política Marques Guedes

A última governação “não terá sido isenta de erros”, mas “os objetivos essenciais foram “atingidos e cumpridos”. É assim que Marques Guedes sintetiza os últimos quatro anos de governação do PSD e CDS.

Em entrevista ao jornal Público, o ministro começa por lembrar: “não somos daqueles que nos apresentamos aos eleitores com um determinado programa e, depois do voto ser depositado, fazemos uma viragem de 180 graus”, referindo-se ao Partido Socialista.

Aquilo que podia ter sido um entendimento entre a coligação e o partido de António Costa, diz, não aconteceu porque “o PS encetou uma encenação de conversa com a coligação”, mesmo havendo “matérias compatíveis”, como “na Saúde, Educação e Segurança Social” onde “o essencial dos objetivos é comum” aos três partidos.

Quanto às acusações feitas anteriormente ao PSD por assinar um acordo inicial com o CDS, Marques Guedes afirma que “o dr. António Costa, como todos os portugueses, conhece o programa e acordo pré-eleitoral entre o PSD e CDS como um projeto comum de Governo. Só posso entender esse tipo de afirmação como uma mera tentativa de desviar as atenções”.

E se a Esquerda formar mesmo um governo alternativo ao atual? É constitucional, mas possivelmente não é legítimo, responde. “O que mais me assusta é reduzir-se a política a um problema de aritmética. E olhando para os modelos e programas que são apresentados pelo PS, PCP e Bloco, acho que se parecem muito mais com um albergue espanhol do que com um projeto na sociedade em conjunto”.

“Se este Governo [Coligação PàF], que é de maioria relativa, não conseguir levar até ao final as soluções de governabilidade, terá de haver uma clarificação política. Isso passa obviamente por devolver a palavra aos eleitores”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório