Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

"Assembleia Constituinte teve deputados de excelência"

O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje que nunca houve um parlamento constituído por tão "excelentes" deputados como a Assembleia Constituinte (AC) de 1975/1976.

"Assembleia Constituinte teve deputados de excelência"
Notícias ao Minuto

19:11 - 13/05/15 por Lusa

Política Comentadores

"A composição da Assembleia Constituinte, tirando naturalmente o meu nome, era uma constituição de excelência. Não mais teria o panorama parlamentar português tantos professores universitários presentes, três dezenas de professores ou futuros professores universitários, praticamente em todas as bancadas", disse o antigo deputado à Constituinte (pelo PPD) durante a intervenção que fez num colóquio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos oradores convidados para um colóquio sobre a Assembleia Constituinte organizado pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas, juntamente com o também antigo deputado à Constituinte Jorge Miranda, e os especialistas em direito Luís Pereira Coutinho, Jorge reis Novais, Carlos Blanco de Morais e José Melo Alexandrino.

O também antigo líder do PSD recordou alguns episódios vividos em torno da AC, como o cerco dos deputados a 12 de novembro de 1975 e a consequente discussão entre os partidos sobre a transferência dos trabalhos do parlamento para o Porto.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou ainda para comentar o único voto contra a aprovação da versão final da Constituição, o do CDS.

"A mim pareceu-me, visto à distância logo a seguir, que era sobretudo um voto estratégico para preencher a hipótese de não haver nenhum outro partido de extrema-direita a contestar globalmente a Constituição", disse o comentador político.

Jorge Miranda, considerado o pai da Constituição, referiu na sua intervenção que a AC permitiu que "em 1976 houvesse liberdade e paz ao mesmo tempo", algo que considerou não acontecer desde o início do século XX.

O antigo deputado à AC pelo PPD (atual PSD) deixou ainda um repto aos jovens, afirmando que "nunca se deve submeter qualquer transformação ao sacrifício da paz e da liberdade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório