Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Europa tem que intervir "no ponto de partida" da imigração

Morais Sarmento, antigo ministro da Presidência, comentou a vaga de imigração que tem originado várias tragédias no Mediterrâneo, sublinhando que é um problema de “consciência europeia”.

Europa tem que intervir "no ponto de partida" da imigração
Notícias ao Minuto

17:41 - 21/04/15 por Notícias ao Minuto

Política Morais Sarmento

A Europa tem que “transferir a intervenção que faz à chegada para o ponto de partida” dos migrantes, mesmo que isso “incomode algumas consciências”, afirma Nuno Morais Sarmento, em declarações feitas no programa 'Falar Claro', da Renascença.

O comentador refere a situação no Mediterrânio, onde morreram 1.600 pessoas nos últimos dias em consequência de naufrágios, é um “problema de consciência europeia” para o qual tem ser encontrada uma “solução política”.

“Os países do Norte da Europa não têm olhado para este tema como sendo prioritário para discussão, não houve uma grande coincidência europeia sobre esta matéria, até agora. Esperemos que, à custa de mais esta tragédia, mais vale tarde do que nunca, ela aconteça”, sublinhou Morais Sarmento.

O social-democrata indicou que “em termos europeus, só pode haver uma intervenção quando os governos coincidirem numa posição no conjunto alargado da União Europeia”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório