Procurar

AO MINUTO: Passos quer diálogo com Chega; PSD fez "sofrer no passado"

Acompanhe aqui AO MINUTO o oitavo dia de campanha para as eleições autárquicas, que se realizam a 12 de outubro.

AO MINUTO: Passos quer diálogo com Chega; PSD fez "sofrer no passado"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
07/10/2025 13:48 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Política

Autárquicas

Já arrancou o oitavo dia de campanha autárquica para as eleições de domingo, 12 de outubro.

 

Esta terça-feira, 7 de outubro, Mariana Mortágua irá integrar a comitiva do BE após várias semanas fora do país, na flotilha Global Sumud rumo a Gaza - uma viagem que terminou com a sua detenção pelas autoridades israelitas.

O dia ficará também marcado pela entrada de Paulo Portas, ex-líder do CDS-PP, na campanha dos centristas.

O líder do PSD Luís Montenegro irá descer até ao Alentejo e depois até ao Algarve, enquanto o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, irá concentrar todo o dia de campanha no distrito de Setúbal.

Leia Também: "CDU aberta ao diálogo. Mas não abdica de princípios em troca de lugares"

Destaques

  • há 15 minutos
  • há 27 minutos
  • há 1 hora
  • há 2 horas
  • há 4 horas
  • há 4 horas
Em direto

Em direto

Luís Souto diz que Aliança com Aveiro é candidatura do povo

Lusa há 5 minutos

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Aveiro, Luís Souto Miranda, disse hoje que a Aliança com Aveiro é a candidatura do povo e recordou as suas origens rurais.

"Gostamos das elites, temos até na nossa equipa três professores universitários, mas nós respiramos povo, sentimos povo. Esta é a nossa matriz", disse o candidato, durante uma ação de campanha na Feira de Oliveirinha.

Raimundo pede voto da "Amadora multicultural" e deixa crítica ao PS

Lusa há 8 minutos

 O secretário-geral do PCP pediu hoje o voto da "Amadora multicultural" e "aberta a todos", acusando o PS de ter "gerido mal" a autarquia e de ter "afastado a juventude da construção da sua terra" nos últimos 28 anos.

No final de uma arruada na cidade, Paulo Raimundo dirigiu-se "à Amadora da cultura e da multicultura, que junta todos, aberta a todos, disponível para todos, que trata todos por igual".

"Àqueles que trabalharam uma vida inteira, os que se levantam de madrugada, a todos os pais e todas as mães que esperam por um lugar na creche, a quem desespera por uma habitação, a todos os trabalhadores da cultura, (...) a todos esses o apelo que fazemos é, no dia 12, quando forem votar, votem pelas próprias vidas", disse.

Leia mais aqui.

Mariana Leitão evita falar em "linhas vermelhas" com Chega

Lusa há 8 minutos

A líder da Iniciativa Liberal evitou hoje falar em "linhas vermelhas" em acordos com o Chega para executivos municipais, mas avisou que os candidatos liberais são irredutíveis nos "valores e princípios".

"Todos os candidatos da Iniciativa Liberal têm uma visão muito clara daquilo que querem para o país, sobre o que querem para o município e são irredutíveis nos princípios que defendemos, nas ideias que defendemos, em que circunstâncias for", afirmou Mariana Leitão, no final de uma visita ao aeródromo de Viseu, confrontada com as declarações do antigo líder do PSD de que não devem existir "linhas vermelhas" com o Chega.

"Somos irredutíveis nos princípios e nas ideias, tanto somos que as condições para fazermos coligações foram essas: ideias e princípios liberais para fazermos a diferença na vida das pessoas", afirmou Mariana Leitão.

Leia mais aqui.

Passos Coelho afasta linhas vermelhas em relação ao Chega

Notícias ao Minuto há 15 minutos

Pedro Passos Coelho afastou esta terça-feira a ideia de linhas vermelhas em relação ao partido Chega, assumindo que esse tipo de limitações devem estar relacionadas com "coisas graves". 

Em Sintra, onde esteve presente para apoiar a candidatura de Marco Almeida (coligação PSD, IL e PAN), o antigo líder social-democrata sublinhou à SIC que a dimensão obtida pelo partido de André Ventura lhe concede o direito de 'estar à mesa': "Vivemos uma democracia, temos de nos respeitar uns aos outros e saber trabalhar em conjunto com os que forem os eleitos".

As linhas vermelhas são ditadas pela consciência e devem estar relacionadas com coisas muito particulares, especiais e graves.

Segundo o Observador, Luís Montenegro evitou tecer comentários sobre estas afirmações de Passos Coelho, indicando apenas que quaisquer questões sobre possíveis coligações pós-eleitorais com o Chega são "ruído". O que acontecer depois das eleições dependerá, diz Montenegro, "do sentido de voto das pessoas".

Fluxos migratórios? "É importante que haja regras", reforça Montenegro

Ana Teresa Banha há 27 minutos

O presidente do PSD, Luís Montenegro, falou, em Quarteira, acerca dos fluxos migratórios, falando mesmo das "redes mafiosas" que se aproveitam de quem vem para Portugal à procura de uma vida "digna".

"Ainda estávamos na oposição quando dissemos a Portugal que era necessário regular os fluxos migratórios e ter a capacidade de, percebendo que a nossa economia precisa de força de trabalho, recursos humanos, é importante que haja regras para que as pessoas possam vir à procura da sua oportunidade sabendo o que é que as espera", afirmou.

"Tudo o que se traduziu em falta de regras, acabou por ter um efeito mau para o país", considerou, falando dos mais de 400 mil pedidos de legalização pendentes quando assumiu o cargo de primeiro-ministro. "Muitas dessas pessoas, nós não sabíamos onde estavam", afirmou, dizendo que houve 170 mil pessoas que não 'responderam à chamada' para a legalização.

Montenegro sublinhou que aqueles que chegam a Portugal "têm de sair do país" se não preencherem os requisitos, exemplificando com o barco que deu à costa no Algarve. "38 pessoas ficaram entregues a si próprias e muitas delas, 37, iniciaram o seu pedido de asilo em Portugal. Só que notificadas para poderem cumprir as regras de acolhimento, a verdade é que passados os 60 dias que a lei determina que possam estar num centro de acolhimento temporário, elas acabaram por ser agora colocadas em liberdade desse ponto de vista. Não que estivessem presas, estavam em centro de instalação temporária", afirmou, falando do anúncio de segunda-feira.

"Se não tivermos uma consequência para quem não cumpre, estamos a convidar as pessoas a não cumprirem", apontou.

José Pedro Rodrigues propõe resolver "problemas básicos" de Matosinhos

Lusa há 27 minutos

O cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, disse hoje querer resolver as "coisas básicas" que o PS não resolveu nos últimos anos, nomeadamente a manutenção das ruas, espaço público e jardins.

"São pequenas coisas que às vezes fazem uma grande diferença na vida das pessoas", afirmou o comunista no final de uma arruada pela marginal de Matosinhos, no distrito do Porto.

Acompanhado pela comitiva, o vereador sem pelouro no executivo municipal, liderado pela socialista Luísa Salgueiro, ia distribuindo panfletos e lembrando as pessoas de que o PS não resolveu, nos últimos anos, os problemas básicos que afetam a comunidade mesmo tendo os maiores orçamentos da história.

"Mas, nós estamos nestas eleições para fazer a diferença, como já fizemos no passado, e garantir coisas essenciais para a comunidade de Matosinhos", sublinhou.

Movimento independente em Évora quer reorganizar serviços da Câmara

Lusa há 36 minutos

A cabeça de lista do movimento independente MCE à Câmara de Évora, Florbela Fernandes, defendeu hoje a reorganização dos serviços municipais, para colmatar setores estratégicos com "défice de pessoal" e conseguir uma autarquia "mais amiga do cidadão".

"Uma das propostas que temos, e que estamos agora certos que é fundamental, é fazer uma reorganização interna dos serviços", disse à agência Lusa a candidata que lidera o Movimento Cuidar de Évora (MCE).

Candidato da CDU critica política que criou Funchal "a duas velocidades"

Lusa há 37 minutos

O cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) à presidência da Câmara Municipal do Funchal criticou hoje a política que criou um concelho "a duas velocidades", apelando ao reconhecimento do papel da coligação na luta pelas reivindicações das populações.

"Existe um Funchal a duas velocidades. O Funchal para inglês ver, para os turistas endinheirados, e o Funchal de quem vive e trabalha", disse Ricardo Lume numa ação de campanha das eleições autárquicas do próximo domingo, na zona de São João da Ribeira, na freguesia de São Pedro.

Para o candidato comunista, esta "é uma das localidades quase no centro do Funchal onde quem vive lá sente-se completamente esquecido", opinando que "existe um Funchal 'resort' de São João da Ribeira para baixo e existe um Funchal dos esquecidos nesta localidade".

Segundo Ricardo Lume, nesta zona "falta quase tudo", enunciando a necessidade de bolsas de estacionamento para os moradores, a falta segurança porque não existem bocas-de-incêndio em vários espaços com escadarias e grande declive, além da dificuldade com a remoção do lixo urbano.

Mariana Mortágua "pronta" para voltar ao Parlamento "assim que possível"

Ana Teresa Banha há 1 hora

Questionada sobre o regresso ao Parlamento, Mortágua explicou que iria voltar "assim que possível": "Estou pronta".

Ao lado de Andreia Galvão, que a substituiu no Parlamento enquanto rumou a Gaza na flotilha humanitária, Mortágua disse que "tinha a certeza de que o Bloco ficou a ganhar com a presença da Andreia e da Marisa [Matias]". Isto porque os jornalistas questionaram a líder bloquista se o partido tinha ficado a 'perder' com a sua ausência, dado que este é o primeiro dia em que marca presença (após ter estado detida em Israel).

Ventura, Passos e Montenegro "juntos" quando PSD fez "sofrer no passado"

Ana Teresa Banha há 1 hora

Em Leiria, Mariana Mortágua falava ao lado de Isabel Mendes Lopes, no âmbito da coligação para a cidade. Confrontada pelos jornalistas acerca do Chega, dado que uma comitiva também se encontra no local, Mortágua lembrou mesmo as palavras do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que hoje afastou as linhas vermelhas com o Chega.

"É irónico que no dia em que Passos Coelho aparece na campanha eleitoral para dizer que não devemos ter linhas vermelhas com o Chega - o Governo que cortou nas pensões -, Luís Montenegro decidiu apresentar avulso medida para o aumento do CSI [Complemento Solidário de Idosos]", afirmou, dizendo que esta era uma tentativa de o PSD de tentar conquistar os mais idosos, mais pobres, "fazendo-os esquecer o que o PSD os fez sofrer no passado, nesses tempos em que André Ventura e Passos Coelho estavam juntos, com Montenegro no PSD". "As políticas de Direita não trazem nada para o país - venham elas do Chega ou do PSD", acrescentou.

Alberto Souto (PS) promete revogar hotel de 12 pisos se for eleito

Lusa há 1 hora

O cabeça de lista do PS à Câmara de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, disse hoje que uma das primeiras medidas que tomará se for eleito será a revogação do hotel de 12 pisos no Cais do Paraíso.

"Não sabemos que maiorias é que vamos ter na Câmara. Se tiver maioria, obviamente posso tomar a medida de revogação do plano de pormenor do Cais do Paraíso na primeira semana. Se não tiver maioria, vamos ter que convencer as outras forças políticas que aquilo é um mostrengo urbanístico, uma aberração total, e estou convencido que não será difícil convencê-los", disse o candidato.

CSI e "eleitoralismo": "Gostava de falar do OE, mas não o conheço"

Ana Teresa Banha há 1 hora

A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, falou esta terça-feira em Leiria, no dia em que reingressa na campanha política.

"Portugal precisa de outras prioridades: uma delas é os transportes - e em Leiria é um deles. E há um outro tema que para mim é importante e central, um pouco por todo o país: a habitação", disse a líder bloquista, apontando que há a jovens a desistir dos estudos porque não tem como pagar casa.

"Mesmo quando há um Governo que possa fazer alguma coisa para contrariar a crise da habitação, é essencial ter política municipal que acompanhe. Mas quando a única coisa que o Governo tem a propor é um agravamento dessa crise, então é essencial que política municipal possa contrariar o que faz o Governo e defender direito à habitação".

Em relação ao anúncio de Montenegro acerca do aumento nas pensões (complemento solidário para idosos), Mortágua definiu-o como "eleitoralista". "Aliás, impede que possamos fazer uma análise do Orçamento, impede que possamos fazer um combate à própria política orçamental", acrescentou.

"Gostaria, e tenho a certeza de que tenho muitas coisas para dizer sobre o Orçamento do Estado, mas não o conheço. Mais injusto e desigual do que isto acho difícil", afirmou, quando desafiada a comentar o OE.

Líder do Chega diz que país só "está melhor" aos olhos de Luís Montenegro

Lusa há 1 hora

O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que o país só "está melhor" aos olhos do primeiro-ministro e acusou os autarcas do PS de terem "má experiência", ligada à corrupção.

A caravana do Chega dedicou a manhã ao distrito de Leiria, com uma passagem por dois dos concelhos onde foi o partido mais votado nas legislativas de maio, Nazaré e Marinha Grande.

À semelhança do que tem acontecido desde o início da campanha, André Ventura acompanhou os candidatos do partido em arruadas. O líder disse acreditar que no domingo o Chega também sairá vencedor e o distrito de Leiria "vai ser de grande vitória" para o partido.

Leia mais aqui.

Candidata do Livre a Faro defende articulação entre autarquia e Fagar

Lusa há 1 hora

A candidata do Livre à Câmara de Faro quer uma maior articulação entre a autarquia e a Fagar na execução, entre outras, de obras previstas no plano de drenagem de águas pluviais, nomeadamente na zona de São Luís.

"A Fagar preparou um plano, um plano geral de drenagem de águas pluviais, aliás, para ser aplicado na zona de São Luís, porque, como todos sabemos, é uma zona que tende a inundar, a alagar. O projeto de obra existe, mas está na Câmara desde 2019 e ainda não foi aplicado, ainda não sabemos como é que está em termos de desenvolvimento", disse hoje Adriana Marques Silva.

Rui Tavares diz que país "já conhece bem as manhas" de Luís Montenegro

Lusa há 2 horas

O porta-voz do Livre considerou hoje que "toda a gente já conhece bem as manhas de Luís Montenegro", quando questionado sobre o anúncio de aumento do Complemento Solidário para Idosos em plena campanha para as Autárquicas.

"Agente já conhece bem as manhas de Luís Montenegro. Eu acho que o que há a relevar daqui, porque isso não é novidade - essa parte das manhas de Luís Montenegro já é chover no molhado - é que queremos que o Complemento Solidário para Idosos chegue a cada vez mais gente", defendeu Rui Tavares.

Leia mais aqui.

Candidato independente em Portalegre quer dar "um abanão" ao concelho

Lusa há 2 horas

O candidato independente à Câmara de Portalegre defendeu hoje que o concelho precisa de "um abanão", sendo a sua candidatura a alternativa para derrotar Fermelinda Carvalho, da coligação PSD/CDS-PP, que se recandidata a um segundo mandato.

"A única candidatura que pode, de facto, inverter a situação que temos é a candidatura da CLIP e é isso que temos sentido na rua", disse Ricardo Romão.

Cristóvão Norte propõe ferrovia a ligar Faro ao aeroporto

Lusa há 2 horas

O candidato à Câmara de Faro pela coligação "Faro Capital da Confiança" (PSD/IL/CDS/PAN/MPT), Cristóvão Norte, propôs hoje a criação de uma ligação ferroviária ao aeroporto, opondo-se à solução de 'metrobus' defendida pela candidatura do PS.

A poucos dias do termo da campanha eleitoral para as autárquicas de domingo, Cristóvão Norte destacou a importância de "pequenos pormenores" para Faro ser uma "grande capital" de distrito, mas considerou que são também necessárias "grandes obras" para esse objetivo ser alcançado e a mobilidade ser melhorada.

"E há uma obra que assinala uma grande diferença entre a nossa candidatura e a outra candidatura que se diz poder ganhar [António Miguel Pina, do PS]", afirmou, esclarecendo que há "diferentes perspetivas" em relação à solução que defende, a ligação ferroviária, e a opção prevista pelo candidato socialista, o 'metrobus'

Sónia Nicolau promete unidade municipal para combater insegurança

Lusa há 2 horas

A cabeça de lista do movimento cívico independente Ponta Delgada para Todos comprometeu-se hoje a criar, nos primeiros 100 dias de mandato, caso seja eleita no domingo, uma unidade municipal de intervenção para reforçar a segurança nas ruas.

Sónia Nicolau, que falava após uma reunião no Lar da Levada, alertou para "o flagelo social" que se vive nas ruas de Ponta Delgada e "a insegurança" sentida pela população, em especial pelos cidadãos mais vulneráveis.

"Vim transmitir esta mensagem de proximidade e de garantia de que vamos fazer tudo para melhorar as condições de segurança nas ruas de Ponta Delgada, principalmente dos nossos idosos, a quem nós tanto devemos", sublinhou a candidata, em declarações à agência Lusa.

OE2026? "Governo deve evitar fazer campanha eleitoral sobre isso"

Lusa há 2 horas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que o Governo deve evitar fazer campanha eleitoral para as autárquicas com o Orçamento do Estado, mas admitiu que o calendário coloca o tema na ordem do dia.

Em Braga, em declarações aos jornalistas à margem da atribuição do doutoramento honoris causa ao Presidente da República de Timor-Leste, Marcelo lembrou que a data da entrega do Orçamento coincide com a véspera do dia de reflexão das autárquicas.

"Há aqui uma coincidência de datas (...) e é de compreender que cada partido possa dizer aquilo que é a sua expectativa para o futuro, mas [o Governo] deve evitar fazer campanha eleitoral sobre isso", referiu.

Leia mais aqui.

José Peixoto (Avançar Leiria) defende a manutenção de comboios de mercado

Lusa há 2 horas

O cabeça de lista da coligação Avançar Leiria à Câmara de Leiria, José Peixoto, defendeu hoje a manutenção de comboios de mercadorias, sublinhando o seu contributo para o ambiente.

"Estão todos à espera da alta velocidade, que é importante, mas não sabemos quando é que vai estar pronta. E a linha do Oeste está lentamente moribunda", disse à Lusa o candidato da Avançar Leiria (BE, Livre e PAN).

Duvidando que os prazos para a construção da Linha de Alta Velocidade sejam cumpridos, José Peixoto adiantou que a estação ferroviária de Leiria vai ser desativada. "Com isso, perde-se o transporte ferroviário de mercadorias em Leiria. Não sei como é que se viabiliza uma alta velocidade sem transporte de mercadorias. Continuaremos a ser atravessados por camiões poluentes, lentos e caros", reforçou.

Candidato da IL quer auditoria independente às contas da Câmara de Évora

Lusa há 2 horas

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Évora, Fábio Cabaço, defendeu hoje a realização de uma auditoria independente às contas municipais e prometeu criar um portal para divulgar as decisões camarárias.

"Na nossa opinião, tem que haver uma auditoria para se perceber exatamente qual o estado da saúde financeira da câmara. Essa auditoria deve ir ao fundo de todas as questões", afirmou Fábio Cabaço, em declarações à agência Lusa.

Manifestando preocupação com a situação financeira do município, o candidato da IL apontou a necessidade de se conhecer "o valor em dívida da câmara" e "se existem algumas más práticas nos departamentos de cobrança ou de pagamentos".

"A nossa intenção é equilibrar as contas da câmara durante os primeiros quatro anos e garantir que, nos quatro anos seguintes, a câmara tenha disponível um orçamento mais confortável para as atividades", adiantou.

PS quer resolver habitação em Viseu com parcerias público privadas

Lusa há 2 horas

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viseu disse hoje que vai criar parcerias público privadas para resolver a falta de habitação pública e pretende disponibilizar mil novas casas assim como rever o PDM.

"Mil casas nos próximos anos para o arrendamento acessível para jovens e famílias monoparentais. Se olharmos para o quadro demográfico, percebemos que há uma grande fatia de jovens que ainda estão dependentes da sua família e querem a sua autonomia e é esse o nosso programa: criar condições", prometeu João Azevedo.

Avançar Coimbra denuncia à CNE cartazes de candidatura a junta

Lusa há 2 horas

A coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN) reportou à Comissão Nacional de Eleições folhetos e cartazes da candidatura do Juntos Somos Coimbra à União de Freguesias de Coimbra, que usa imagem do atual presidente que não é recandidato àquela autarquia.

Em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, a Avançar Coimbra acusou a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt) de usar na propaganda da candidatura à junta de freguesia a imagem do atual presidente, João Francisco Campos, que não é recandidato àquela autarquia.

João Francisco Campos, presidente da concelhia do PSD e número três na lista à Câmara Municipal pelo Juntos Somos Coimbra, "surge nos cartazes misturado com os verdadeiros candidatos" à União de Freguesias (UF), cuja lista é encabeçada por Carlos Pinto, atual vice-presidente da junta, denuncia a coligação liderada pelo PS.

"Os cartazes vergonhosamente espalhados pela freguesia, com intuito de enganar os eleitores, são uma afronta à ética democrática", criticou a coligação Avançar Coimbra.

CDU quer escolas de Vila Nova de Gaia reabilitadas com urgência

Lusa há 2 horas

O candidato da CDU à Câmara de Gaia André Araújo alertou hoje que há um conjunto significativo de escolas no concelho a precisar de reabilitação urgente, lembrando que "o direito à educação é um pilar fundamental da democracia".

"Há um conjunto significativo de equipamentos escolares classificadas para reabilitação urgente ou muito urgente porque estão num estado absolutamente lastimável de degradação. O direito à educação é um pilar fundamental da nossa democracia", disse à Lusa o cabeça de lista da coligação PCP/PEV, André Araújo, numa ação de campanha e contacto com pais e encarregados de educação à porta da EB 2/3 de Grijó.

Referindo-se a uma proposta apresentada na Assembleia da República (AR) com uma lista de escolas de todo o distrito do Porto, na qual se incluem oito de Vila Nova de Gaia que necessitam de reabilitação urgente, André Araújo acusou PSD, CDS-PP e PS de incoerência.

Raimundo critica "xerifes" de Loures e prevê que PS pode "cair agora"

Lusa há 3 horas

O secretário-geral do PCP criticou hoje os "xerifes" de Loures, numa alusão ao presidente da Câmara Ricardo Leão, e considerou possível que o PS "caia agora" da autarquia, pedindo "uma grande vitória" da CDU.

Na única iniciativa em período oficial de campanha dedicado ao concelho de Loures, Paulo Raimundo participou esta manhã numa arruada em Moscavide, onde esteve acompanhado pelo candidato da CDU à autarquia, Gonçalo Caroço.

Raimundo critica

Raimundo critica "xerifes" de Loures e prevê que PS pode "cair agora"

O secretário-geral do PCP criticou hoje os "xerifes" de Loures, numa alusão ao presidente da Câmara Ricardo Leão, e considerou possível que o PS "caia agora" da autarquia, pedindo "uma grande vitória" da CDU.

Lusa | 14:24 - 07/10/2025

Ana Mendes Godinho diz que "é de Sintra quem escolhe Sintra"

Lusa há 3 horas

A socialista Ana Mendes Godinho disse hoje que "é de Sintra quem escolhe" o município, e por isso se candidata à câmara, tendo percorrido o mercado da Estefânea, onde ouviu queixas e incentivos, e apontou ao desenvolvimento económico.

"Eu digo sempre, é de Sintra quem escolhe Sintra e eu escolhi Sintra", afirmou à Lusa a candidata da coligação PS/Livre, assegurando que está na corrida "para ganhar" e, após estar desde fevereiro "todos os dias, dia e noite, no concelho, com uma dedicação total", considera que as pessoas já olham para si como alguém que está "para fazer de Sintra" aquilo em que acredita.

Pedro Duarte diz que "os filhos do Porto" têm direito a casa na cidade

Lusa há 3 horas

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, defendeu hoje que os portuenses e os "filhos do Porto" têm direito a viver na cidade, defendendo, contudo, "uma renovação natural" da população.

"Eu não tenho um objetivo de trazer mais pessoas para o Porto, que fique claro. Aqueles que são do Porto e aqueles que são filhos do Porto têm o direito de viver na cidade e, portanto, têm que ter condições para isso, mas quero, em simultâneo, atrair mais jovens, porque é importante para a dinâmica da economia da cidade", disse.

Pedro Duarte diz que

Pedro Duarte diz que "os filhos do Porto" têm direito a casa na cidade

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, defendeu hoje que os portuenses e os "filhos do Porto" têm direito a viver na cidade, defendendo, contudo, "uma renovação natural" da população.

Lusa | 14:12 - 07/10/2025

Candidato do RIR a Lisboa defende mais fiscalização para lixo

Lusa há 3 horas

O candidato do RIR à Câmara de Lisboa, Luís Mendes, defendeu hoje uma diferente gestão da higiene urbana da cidade, a par de mais fiscalização e sensibilização dos munícipes para resolver o problema do lixo.

Em declarações à Agência Lusa, após uma reunião com a Direção Municipal de Higiene Urbana, o candidato do Reagir, Incluir, Reciclar considerou que o encontro foi muito importante tendo em conta os esclarecimentos que obteve de certas situações.

IL quer começar pela higiene urbana se eleger em Almada

Lusa há 4 horas

O candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, elegeu hoje a higiene urbana como prioridade entre as iniciativas que apresentará se for eleito no domingo.

"Temos de trabalhar urgentemente a higiene urbana, o estado em que Almada está, neste momento, já não é uma questão de acumulação de lixo, é uma questão de saúde pública", disse Carlos Alves à agência Lusa, durante uma ação de campanha no bairro do Laranjeiro.

Montenegro classifica como ruído tema da governabilidade pós-eleições

Lusa há 4 horas

O presidente do PSD disse hoje que "é ruído" introduzir na reta final da campanha o tema da governabilidade pós-eleições autárquicas, considerando que essa será uma decisão para os eleitores no próximo domingo

Em Évora, à margem de uma iniciativa de campana autárquica, Luís Montenegro foi questionado sobre declarações do ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho, de que não devem existir linhas vermelhas com o Chega sobre eventuais entendimentos autárquicos.

Líder do PSD classifica como ruído tema da governabilidade pós-eleições

Líder do PSD classifica como ruído tema da governabilidade pós-eleições

Évora, 07 out 2025 (Lusa) -- O presidente do PSD disse hoje que "é ruído" introduzir na reta final da campanha o tema da governabilidade pós-eleições autárquicas, considerando que essa será uma decisão para os eleitores no próximo domingo

Lusa | 13:57 - 07/10/2025

"Há muito tempo que a ministra da Saúde perdeu a autoridade política"

Lusa há 4 horas

 O secretário-geral do PS defendeu hoje que "há muito tempo" que a ministra da Saúde "perdeu a autoridade política" e acusou o Governo de falta de sentido de Estado e seriedade sobre a localização do Hospital do Oeste.

"Há muito tempo que a ministra da Saúde perdeu a autoridade política"

 O secretário-geral do PS defendeu hoje que "há muito tempo" que a ministra da Saúde "perdeu a autoridade política" e acusou o Governo de falta de sentido de Estado e seriedade sobre a localização do Hospital do Oeste.

Lusa | 13:55 - 07/10/2025

Porta-voz do PAN destaca importância da proteção à criança

Lusa há 4 horas

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, visitou hoje o Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, e classificou como fundamental a necessidade de reforçar a proteção à infância e as vítimas de violência doméstica.

Porta-voz do PAN destaca importância da proteção à criança

Porta-voz do PAN destaca importância da proteção à criança

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, visitou hoje o Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, e classificou como fundamental a necessidade de reforçar a proteção à infância e as vítimas de violência doméstica.

Lusa | 13:25 - 07/10/2025

CDU exige medidas urgentes para resolver problemas do Hospital de Aveiro

Lusa há 4 horas

A cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Aveiro, Isabel Tavares, criticou hoje a falta de pressão da autarquia junto do Governo para dotar o Hospital local de mais recursos humanos para evitar o encerramento de valências.

"Há aqui de facto um défice muito grande de resposta à população de Aveiro no hospital que precisa de ter de imediato intervenção. Nós defendemos a construção do novo hospital, mas exigimos que sejam tomadas medidas urgentes de resposta para que a população tenha nas instalações que existem uma resposta efetiva às suas necessidades", disse à Lusa a candidata.

Ventura prefere aumento permanente de pensões. "Populismo", acusa

Andrea Pinto há 4 horas

O líder do Chega, André Ventura, considerou hoje que um aumento do Complemento Solidário para Idosos é insuficiente, defendendo uma subida permanente das pensões, e acusou o Governo de "populismo e de eleitoralismo autárquico".

Ventura prefere aumento permanente de pensões.

Ventura prefere aumento permanente de pensões. "Populismo", acusa

O líder do Chega, André Ventura, considerou hoje que um aumento do Complemento Solidário para Idosos é insuficiente, defendendo uma subida permanente das pensões, e acusou o Governo de "populismo e de eleitoralismo autárquico".

Lusa | 13:29 - 07/10/2025

Montenegro confirma aumento nas pensões. "Falta de isenção", diz Carneiro

Notícias ao Minuto há 4 horas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que o Complemento Solidário para Idosos vai aumentar 40 euros no próximo ano, subindo para 670 euros, medida que estará inscrita no OE2026. O presidente do PSD fez este anúncio num discurso no âmbito de uma ação de campanha eleitoral para as autárquicas de domingo, em Évora.

O secretário-geral do PS reagiu, acusando o Governo de "descarada falta de isenção, imparcialidade e independência" por anunciar em período eleitoral para as autárquicas este tipo de medidas.

Já há muito tempo que chamei a atenção para o facto de, entrando em período eleitoral, nós iríamos assistir a uma descarada falta de isenção, de imparcialidade, de independência naqueles que hoje são titulares das mais importantes funções políticas

BE quer mais trabalhadores e mais formação na Câmara de Évora

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Évora, Pedro Ferreira, defendeu hoje a contratação de mais trabalhadores e a realização de mais formação no município, para prestar "melhores serviços" à população.

"Temos de contratar mais funcionários e dar mais formação para termos melhores serviços ao munícipe", afirmou à agência Lusa Pedro Ferreira, no final de uma visita aos serviços da câmara instalados no edifício dos Paços do Concelho.

Nova Direita quer criar pontes com PSP para reforçar segurança em Lisboa

Lusa há 4 horas

A candidata da Nova Direita (ND) à Câmara de Lisboa, Ossanda Líber, afirmou hoje que quer apostar na segurança fazendo a Polícia Municipal "exercer o seu trabalho" e criando pontes com a Polícia de Segurança Pública (PSP).

"É preciso fazer a Polícia Municipal trabalhar, exercer o seu trabalho, as suas funções, é preciso naturalmente criar pontes com a Polícia de Segurança Pública (PSP) também para estar mais presente, se a zona começa a dar sinais de insegurança é agora que se tem que agir", afirmou a cabeça de lista pela ND numa ação de campanha na freguesia do Areeiro.

PS é cúmplice de Moedas: "Mão em tudo o que é negativo", diz Raimundo

Lusa há 4 horas

O secretário-geral comunista acusou hoje o PS de ser "cúmplice" de Carlos Moedas e de ter a "mão em tudo o que é negativo" em Lisboa, recomendando-lhe que use a campanha para "atacar a direita".

Raimundo diz que PS é cúmplice de Moedas:

Raimundo diz que PS é cúmplice de Moedas: "Mão em tudo o que é negativo"

O secretário-geral comunista acusou hoje o PS de ser "cúmplice" de Carlos Moedas e de ter a "mão em tudo o que é negativo" em Lisboa, recomendando-lhe que use a campanha para "atacar a direita".

Lusa | 13:03 - 07/10/2025

IL acredita que vai ser a 3.ª força política em Bragança

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Bragança, Nuno Fernandes, afirmou hoje que será a terceira força política mais votada nas eleições de domingo e que irá conseguir eleger um vereador. 

"Acredito firmemente que vamos ser a terceira força política e que vamos conseguir eleger um vereador", disse à Lusa, salientando que são o "único partido que apresentou propostas concretas", com uma "equipa jovem", que é "uma brisa fresca".

Pizarro mostra onde quer fazer casas e acusa oponentes de "desespero"

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, mostrou hoje um terreno municipal onde quer construir 800 das 5.000 casas prometidas até ao fim do mandato, acusando ainda oponentes do PSD/CDS-PP/IL de "desespero".

"Este terreno é municipal, todo este imenso terreno tem capacidade construtiva para cerca de 800 fogos. Aqui vamos fazer 800 casas: 80 T0, 260 T1, 260 T2, 160 T3 e 40 T4. Vamos fazê-lo com um espaço aprazível. Isto terá espaço para jardins, haverá espaço para as crianças, haverá estabelecimentos comerciais", disse aos jornalistas num terreno em frente ao Matadouro de Campanhã.

Pizarro mostra onde quer fazer casas e acusa oponentes de

Pizarro mostra onde quer fazer casas e acusa oponentes de "desespero"

O cabeça de lista do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, mostrou hoje um terreno municipal onde quer construir 800 das 5.000 casas prometidas até ao fim do mandato, acusando ainda oponentes do PSD/CDS-PP/IL de "desespero".

Lusa | 12:46 - 07/10/2025

 

Candidato da CDU em Coimbra quer travar alojamento local

Lusa há 4 horas

O candidato da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, assumiu hoje que, caso seja eleito no próximo domingo, pretende travar o alojamento local, bem como os estúdios que proliferam no centro da cidade.

"Há que exigir do Estado uma outra política no âmbito da habitação e a nível local travar o alojamento local e também os estúdios que proliferam no centro de Coimbra", destacou.

BE propõe programa de reabilitação de casas devolutas em Vila Real

Lusa há 4 horas

A candidata pelo Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Vila Real quer criar um programa municipal de reabilitação de casas devolutas e fazer do circuito automóvel, barro de Bisalhães e linho de Agarez marcas culturais.

A campanha do BE passou hoje pelo mercado municipal, no centro da cidade, com um percurso pelas ruas envolventes para contacto com a população e distribuição do programa eleitoral.

Nova Direita acusa Câmara do Funchal de abandonar bairros sociais

Lusa há 4 horas

O candidato da Nova Direita à presidência da Câmara Municipal do Funchal nas autárquicas de domingo, Paulo Azevedo, criticou hoje a degradação dos bairros sociais da autarquia, que, no seu entender, precisam de fiscalização.

"Eu estou pasmado com o que tenho visto nestes bairros. As pessoas são julgadas por viverem num bairro, mas se temos uma instituição que despreza por completo, como a SocioHabita [gestora dos aglomerados habitacionais camarários], os moradores dos bairros e o estado de preservação dos bairros, é lógico que não posso ficar satisfeito com o que vi", disse o cabeça de lista, numa ação de campanha no Funchal.

CDU acredita que vai reforçar votação em Bragança

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Bragança, António Morais, afirmou hoje que vai haver um "reforço bastante acentuado" da coligação PCP/PEV, quer no executivo municipal, quer à Assembleia Municipal, nas eleições de domingo.

"Vamos reforçar sem dúvida a nossa votação", afirmou o candidato à Lusa.

Chega Coimbra quer uma política de ação social mais próxima

Lusa há 4 horas

A candidata do Chega à Câmara de Coimbra prometeu hoje cadernos escolares grátis e uma nova política de ação social, centrada no humanismo e nas pessoas, que passa pela criação de um gabinete municipal.

Numa ação de campanha na Feira dos Sete, em Bencanta, na margem esquerda do rio Mondego, onde afluíram esta manhã quase todas as forças partidárias, Maria Lencastre Portugal invocou a ação social como "uma das pedras fundamentais no desenvolvimento de uma cidade".

Albuquerque diz que Montenegro não precisa ir à Madeira em campanha

Lusa há 4 horas

O presidente do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP), o social-democrata Miguel Albuquerque, afirmou hoje ser desnecessária a deslocação do líder nacional do partido, o primeiro-ministro Luis Montenegro, em campanha para as eleições autárquicas de domingo.

"O primeiro-ministro não precisa de vir à Madeira porque nós temos mais ou menos consolidadas as nossas candidaturas", declarou o chefe do executivo madeirense aos jornalistas, à margem da XII Conferência Internacional sobre Bioinvasões Marinhas, que decorre no Funchal.

Albuquerque diz que Montenegro não precisa ir à Madeira em campanha

Albuquerque diz que Montenegro não precisa ir à Madeira em campanha

O presidente do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP), o social-democrata Miguel Albuquerque, afirmou hoje ser desnecessária a deslocação do líder nacional do partido, o primeiro-ministro Luis Montenegro, em campanha para as eleições autárquicas de domingo.

Lusa | 11:53 - 07/10/2025

CDS-PP quer aproveitar Politécnico de Leiria para fixar jovens

Lusa há 4 horas

A cabeça de lista do CDS-PP à Câmara de Leiria, Branca Matos, defendeu hoje o aproveitamento do conhecimento do Politécnico de Leiria para fazer mais parcerias com empresas locais de forma a potenciar a fixação de jovens.

"Acho que é muito importante aproveitar a nossa futura universidade, que espero que corra tudo bem e que Leiria consiga a universidade tão desejada, e aproveitar o conhecimento do IPL [Instituto Politécnico de Leiria] e fazer mais parcerias com as empresas locais, para que os jovens fiquem sediados em Leiria", disse à agência Lusa Branca Matos.

PS defende valorização do Parque do Tejo Internacional em Castelo Branco

Lusa há 4 horas

O candidato do PS à presidência da Câmara de Castelo Branco defendeu hoje a valorização do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), sobretudo nas duas freguesias do concelho que o integram, Malpica do Tejo e Monforte da Beira.

"Nós pretendemos uma valorização do parque do Tejo Internacional e da reserva da biosfera. Temos já uma candidatura aprovada para um centro náutico no cais dos Lentiscais", disse à agência Lusa Leopoldo Rodrigues.

Candidato do ADN quer Ponta Delgada a explorar parques de estacionamento

Lusa há 4 horas

O cabeça de lista do ADN à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Rui Matos, defendeu hoje que deve ser a autarquia a explorar os parques de estacionamento na cidade e não os privados.

Rui Matos, em declarações à agência Lusa, considerou o projeto de ampliação do parque de estacionamento da marginal de Ponta Delgada, da autoria do município, um "embuste e um apadrinhamento [...] para dar [a exploração] a uma empresa grande que já está a explorar os principais parques" na cidade.

Coligação Juntos Somos Coimbra diz que educação é uma das suas paixões

Lusa há 4 horas

O candidato da coligação Juntos Somos Coimbra e atual presidente do município afirmou hoje que a Educação é uma das suas paixões e sublinhou que nos últimos quatro anos não só não fechou escolas como já reabilitou 14.

"A educação foi, é e será uma das nossas paixões (...). Nós não fechámos nenhuma [escola] e já reabilitámos 14", destacou José Manuel Silva.

Candidato do Volt em Faro quer aumentar câmaras de segurança

Lusa há 4 horas

O candidato independente apoiado pelo Volt Portugal à Câmara de Faro defendeu hoje que a segurança é "essencial para o bem-estar da comunidade", propondo-se, caso seja eleito, a tomar medidas como o aumento das câmaras de segurança.

"Nós queremos alargar o âmbito e o raio de ação das câmaras CCTV [circuito fechado de televisão], acima de tudo. Queremos reforçar as forças de segurança da Polícia Municipal e também reforçar o material e dotar a PSP e a GNR com possibilidades de realizarem o seu serviço de modo mais célere, seja de viaturas, seja de equipamentos que necessitem", disse Pedro Oliveira.

Execução dos planos de ação do Governo? "Vocês vão ficar surpreendidos"

Lusa há 4 horas

O líder do PS defendeu hoje que há uma baixa taxa de execução dos vários planos de ação apresentados pelo Governo no último ano, prometendo apresentar depois das autárquicas um relatório com esse levantamento que antecipa ser surpreendente.

"O Governo que pare de andar a apresentar 'power points', planos de ação. Para não fazer agora antes das autárquicas, para não dizer que eu estou a fazer por razões eleitoralistas, eu vou apresentar-vos muito em breve o relatório de tudo o que foi executado por parte do Governo dos planos de ação que apresentou há mais de um ano", disse hoje aos jornalistas José Luís Carneiro no arranque do dia da campanha autárquica, em Almada, distrito de Setúbal.

Mortágua junta-se à comitiva do BE e Portas entra na campanha

Lusa há 4 horas

A coordenadora nacional do BE junta-se hoje à comitiva autárquica dos bloquistas, depois de integrar a flotilha Global Sumud e acabar detida por Israel, no mesmo dia em que Paulo Portas entra na campanha do CDS-PP.

A líder bloquista participará numa ação de contacto com a população, em Leiria, dedicada à "denúncia dos problemas da linha Oeste" e que contará também com a participação da dirigente Marisa Matias, que tem substituído Mortágua na campanha, da deputada Andreia Galvão, que assumiu o lugar da coordenadora no parlamento, e da co-porta-voz do Livre Isabel Mendes Lopes.

Mortágua junta-se à comitiva do BE após detenção e Portas entra na campanha

Mortágua junta-se à comitiva do BE após detenção e Portas entra na campanha

A coordenadora nacional do BE junta-se hoje à comitiva autárquica dos bloquistas, depois de integrar a flotilha Global Sumud e acabar detida por Israel, no mesmo dia em que Paulo Portas entra na campanha do CDS-PP.

Lusa | 06:21 - 07/10/2025

Início de acompanhamento

Notícias ao Minuto há 5 horas

Bom dia! Começamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do oitavo dia da campanha para as eleições autárquicas. Recorde o que aconteceu ontem aqui

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10