Tendo em conta as anteriores eleições legislativas, realizadas em março do ano passado, o Chega subiu em Elvas perto de sete pontos percentuais, já que tinha obtido 36,53% em 2024 naquele município.
Na lista das maiores percentagens de votos do partido estão também os concelhos algarvios (distrito de Faro) de Lagoa, com 39,69%, seguido de Albufeira (39,39%), Vila Real de Santo António (38,57%), Silves (37,57%), Olhão (37,45%) e Portimão (36,84%), segundo os resultados oficiais provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
No concelho de Moura, distrito de Beja, o Chega obteve uma percentagem de 36,71%, e ainda, no top 10, Benavente (36,25%) e Salvaterra de Magos (36,18%), ambos em Santarém, e Castro Marim, em Faro, com 36,10%.
Foi no concelho açoriano do Corvo que registou a sua votação mais baixa no país, 9,50%, correspondente a 23 votos, posicionando-se aqui como quarta força política.
A AD venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, com 58 cada.
A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (nove) do que em 2024, e o quinto lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.
A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante, tal como o PAN, que manteve um deputado.
O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado.
Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidas a 28 de maio.
Leia Também: Legislativas: PAN teve melhor resultado percentual no concelho de Olhão