"Liderança desastrosa de Pedro Nuno. O Chega cresce humilhando o PS"

Pedro Duarte diz esperar que os resultados das eleições legislativas tenham “servido de alerta” para o PS.

Notícia

© Getty Images

Cátia Carmo
19/05/2025 20:25 ‧ há 3 horas por Cátia Carmo

Política

Legislativas

O ministro dos Assuntos Parlamentares e candidato à Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, afirmou esperar que os resultados das eleições legislativas, que deixaram o Chega com o mesmo número de deputados do PS, sirvam de "alerta" para os socialistas perceberem o "caminho da liderança desastrosa de Pedro Nuno Santos".

 

"Tenho de fazer um apelo ao PS para repensar muito bem a sua estratégia. No último ano o PS tentou favorecer o Chega, tentando empurrar a AD para a Direita o mais possível, tentando uma bipolarização com um grande bloco na Direita. Essa tentativa só serviu para insuflar o papel do Chega e teve um efeito absolutamente 'boomerang' no PS. O Chega cresce reduzindo e humilhando o PS. Só espero que haja bom senso, serenidade e discernimento para o PS perceber que não é insuflando os extremos que vai conseguir vencer", afirmou Pedro Duarte, em entrevista à RTP3.

Das reuniões com Marcelo ao novo Governo. Quais são os próximos passos?

Das reuniões com Marcelo ao novo Governo. Quais são os próximos passos?

Enquanto se aguardam os resultados eleitorais dos círculos da emigração, Marcelo vai fazer rondas de conversas com os três maiores partidos, para procurar estabilidade. O processo de indigitação pode ser mais demorado do que no ano passado, mas o novo Governo deve estar em plenitude de funções antes do fim de junho. Fique a par do que vai acontecer nos próximos dias. 

Notícias ao Minuto | 18:03 - 19/05/2025

Em relação à postura da AD perante a hipótese de acordos com o Chega, Pedro Duarte garante que o "não é não" mantém-se, sem "nenhuma alteração".

"A postura da AD foi de disponibilidade total para falar com todos. Tive inúmeras rondas negociais sobre as mais diversas matérias com todas as forças partidárias e nunca excluímos ninguém, desde a deputada única do PAN ao PS. Para o Governo poder governar, não precisamos de formalidades que ultrapassem o que é estritamente necessário, desde que haja condições para formar um programa. A AD deve dialogar, incorporar contributos de outros partidos, desde que não se exagere", acrescentou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Recorde-se que a AD - Coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, se se juntarem os três eleitos pela coligação AD com o PPM nos Açores, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, 58.

A IL continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (nove) do que em 2024, e o quinto lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.

A CDU (PCP/PEV) perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o BE está reduzido a um representante, tal como o PAN que manteve um deputado. O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado.

Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidas em 28 de maio.

Leia Também: Marcelo acredita que PSD, PS e Chega vão "colaborar na governabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas