Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nuno Júdice. PS destaca contributo para projeção da literatura portuguesa

O PS lamentou hoje a morte do poeta Nuno Júdice, considerando que deu "um inestimável contributo para a promoção e projeção da literatura portuguesa" e deixa uma "vasta obra poética, singular e inovadora nos matizes e na linguagem".

Nuno Júdice. PS destaca contributo para projeção da literatura portuguesa
Notícias ao Minuto

15:30 - 18/03/24 por Lusa

Política Nuno Júdice

Em comunicado, o PS destaca que Nuno Júdice, que morreu este domingo aos 74 anos, foi o "poeta português contemporâneo mais reconhecido internacionalmente", assim como o "mais traduzido e o mais premiado".

"Foi distinguido com o prestigiado prémio ibero-americano Rainha Sofia e recebeu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, entre muitos outros prémios, distinções e condecorações, nacionais e estrangeiros", refere-se.

O partido salienta que Nuno Júdice se estreou com o livro "A noção de poema", editado em 1972, e construiu, desde então, "uma vasta obra poética, singular e inovadora nos matizes e na linguagem, reflexiva e irónica".

"Nuno Júdice deixa um legado literário e cultural que vai muito além da obra poética. Ensaísta, tradutor, ficcionista, foi também professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, até à sua aposentação em 2015", sublinha-se.

O PS refere ainda que Nuno Júdice foi diretor da revista "Colóquio", da fundação Calouste Gulbenkian, e conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Paris entre 1997 e 2004.

"Em todas estas funções deixou a sua marca de qualidade e deu um inestimável contributo para a promoção e projeção da literatura portuguesa", salienta-se.

O PS manifesta "o seu profundo pesar pelo falecimento de Nuno Júdice, prestando-lhe homenagem e transmitindo à sua família, em especial à sua mulher, Manuela Júdice, e aos filhos, Filipe, Joana e André, as mais sentidas condolências".

O poeta Nuno Júdice morreu no domingo em Lisboa, aos 74 anos, revelou a editora Dom Quixote à agência Lusa.

"Foi com profundo pesar e sentida consternação que na Leya e principalmente na Dom Quixote tomamos conhecimento da triste notícia do falecimento de Nuno Júdice, hoje, em Lisboa, vítima de doença. Uma notícia que abalou todos os que trabalharam mais de perto com Nuno Júdice mas, com toda a certeza, todos os seus muitos leitores e admiradores. E que sem dúvida deixa mais pobre a literatura e a poesia portuguesas", pode ler-se no comunicado enviado à Lusa.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, em Portimão, no distrito de Faro, em 1949.

Foi professor associado da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde se doutorou em 1989 com a tese "O espaço do conto no texto medieval".

Poeta, ensaísta e ficcionista, Nuno Júdice foi, até 2015, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, em 2013, o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus.

Recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por "Meditação sobre Ruínas", finalista do Prémio Europeu de Literatura.

Leia Também: Portugal chora a morte de Nuno Júdice, um dos "mais reconhecidos poetas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório