Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Efacec? "Portugueses e Governo têm conceito diferente de felicidade"

Pinto Luz recordou as palavras do ministro da Economia, que não garante o retorno do investimento. 

Efacec? "Portugueses e Governo têm conceito diferente de felicidade"
Notícias ao Minuto

20:25 - 06/11/23 por Notícias ao Minuto

Política Efacec

"Os portugueses e este Governo têm mesmo um conceito diferente de felicidade", atirou esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado das Infraestruturas do PSD, Miguel Pinto Luz, criticando o negócio da Efacec.

Na rede social X, antigo Twitter, Pinto Luz recordou as palavras do ministro da Economia, que não garante o retorno do investimento. 

"O ministro assegura que 'uma parte' vai ser recuperada, sem concretizar, e diz mesmo que acredita 'profundamente' que a recuperação do investimento vai ser feita, embora não adiante qualquer valor", pode ler-se. 

"O Estado vendeu a empresa no mesmo dia em que revelou que foi feita uma nova injeção de 160 milhões na Efacec. E, apesar de toda a incerteza, foi - nas palavras do ministro - 'um dia feliz' para o Governo", escreveu ainda, reiterando que "os portugueses e este Governo têm mesmo um conceito diferente de felicidade". 

De recordar que o Estado vendeu a totalidade da Efacec (nacionalizada em 2020) ao fundo de investimento alemão Mutares, que injetará 15 milhões de euros em capital e dará garantias para empréstimos no valor de 60 milhões de euros.

No âmbito da venda, o Estado acordou injetar 160 milhões de euros na empresa e o Banco de Fomento financia em mais 35 milhões de euros, através da compra de obrigações (convertíveis em capital).

Estes valores somam-se aos 200 milhões de euros que o Estado já tinha injetado na empresa nos últimos 20 meses (para pagar custos fixos, desde logo salários).

Em abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

A Efacec, que tem sede em Matosinhos, conta com cerca de 2.000 trabalhadores.

Leia Também: Efacec. IL denuncia alegada "indemnização de saída" de 400 mil euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório