Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Efacec. "Quando fatura é alta para contribuintes não pode ser dia feliz"

A reação é do vice-presidente do PSD, Miguel Pinto Luz. A venda da Efacec foi anunciada esta semana.

Efacec. "Quando fatura é alta para contribuintes não pode ser dia feliz"
Notícias ao Minuto

19:47 - 03/11/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Efacec

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD) Miguel Pinto Luz comentou, esta sexta-feira, à venda da Efacec, anunciada esta semana pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Aquando o anúncio, na quarta-feira, o responsável pela pasta referiu que este era "um dia feliz para a economia portuguesa", palavras que o social-democrata fez questão de contrapor.

"Efacec. Não foi um dia feliz Sr. Ministro... Quando, mais uma vez, os contribuintes são chamados a pagar uma fatura demasiado alta para salvar a Efacec nunca pode ser 'um dia feliz', Sr. Ministro", começou por escrever o 'vice' do PSD numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

"Falta informação e faltam explicações sobre o negócio", considerou, acrescentando: "Como diz o Presidente da República, o Governo 'ainda vai a tempo' de dar essa explicação. É urgente que o faça".

Esta é mais uma reação à compra da Efacec por parte do fundo alemão Mutares. Já na quinta-feira, as reações não tardaram a chegar. - dos pedidos de comissão parlamentar de inquérito às críticas de um "negócio ruinoso", que é um "crime contra os interesses nacionais", os partidos com assento parlamentar começaram a reagir à venda da Efacec ao fundo alemão Mutares.

"Ruinoso", "crime" e pedidos de comissão. As reações à venda da Efacec

Dos pedidos de comissão parlamentar de inquérito às críticas de um "negócio ruinoso", que é um "crime contra os interesses nacionais", os partidos com assento parlamentar começaram a reagir à venda da Efacec ao fundo alemão Mutares.

Notícias ao Minuto com Lusa | 19:26 - 02/11/2023

Em conferência de imprensa, o ministro disse que foi assinada na terça-feira esta injetará 15 milhões de euros em capital e 60 milhões de euros em garantias.

Já o Estado injetará mais 160 milhões de euros. Até hoje, o Estado já tinha injetado 200 milhões de euros na empresa em suprimentos (10 milhões de euros por cada mês desde abril de 2022)

O fundo de investimento Mutares finalizou a compra da Efacec ao Estado, que vai reforçar o segmento de engenharia e tecnologia, permitindo que a empresa recupere "uma posição de destaque no mercado", foi anunciado. A conclusão do processo vai permitir à Efacec recuperar "uma posição de destaque no mercado" e retomar o crescimento.  

Leia Também: CGTP diz-se "preocupada" com venda da Efacec e critica Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório