Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Estado injeta mais 160 milhões na Efacec mas venda "é dia feliz"

Fundo de investimento Mutares comprou empresa, foi hoje anunciado.

Estado injeta mais 160 milhões na Efacec mas venda "é dia feliz"
Notícias ao Minuto

12:14 - 01/11/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Efacec

"Hoje é um dia feliz para a economia portuguesa", disse o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, a propósito da venda da Efacec. 

"A Efacec, como tenho dito ao longo do tempo, é uma das nossas grandes empresas tecnológicas, é uma especialista reconhecida internacionalmente pela sua capacidade de fabricar transformadores de alta potência, e por tudo o que faz na transição energética", afirmou o ministro esta quarta-feira aos jornalistas. 

Em conferência de imprensa, disse ainda que esta terça-feira foi assinada a venda da Efacec à Mutares e que esta injetará 15 milhões de euros em capital e 60 milhões de euros em garantias.

Já o Estado injetará mais 160 milhões de euros, anunciou. Até hoje, o Estado já tnha injetado 200 milhoes de euros na empresa em suprimentos (10 milhões de euros por cada mês desde abril de 2022)

O fundo de investimento Mutares finalizou a compra da Efacec ao Estado, que vai reforçar o segmento de engenharia e tecnologia, permitindo que a empresa recupere "uma posição de destaque no mercado", foi anunciado.

A conclusão do processo vai permitir à Efacec recuperar "uma posição de destaque no mercado" e retomar o crescimento.

"A empresa já identificou sinergias relevantes com outras companhias do portfólio da Mutares e beneficiará de atraentes novas oportunidades de negócio", assinalou.

Em 7 de junho, o Governo aprovou a proposta da alemã Mutares para a privatização da Efacec, sem revelar os valores envolvidos. O Estado injetou 132 milhões de euros na Efacec, a que se somam mais 85 milhões de euros em garantias.

Em abril, a Parpública anunciou ter recebido propostas vinculativas melhoradas de quatro candidatos à compra de 71,73% da Efacec, no âmbito do processo de reprivatização da empresa.

As propostas vinculativas melhoradas foram apresentadas pela Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia.

O Governo aprovou em novembro do ano passado um novo processo de reprivatização da participação social do Estado de 71,73%, com um novo caderno de encargos, depois de ter anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado "todas as condições necessárias" à concretização do acordo de alienação".

A Efacec, que tem sede em Matosinhos, conta com cerca de 2.000 trabalhadores.

Leia Também: Juros da dívida de Portugal sobem em todos os prazos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório