Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"O nosso maior problema é a falta de qualidade das nossas instituições"

Poiares Maduro comentou a 'fuga' de António Mendonça Mendes às perguntas dos jornalistas sobre o telefonema de Galamba e a intervenção do SIS.

"O nosso maior problema é a falta de qualidade das nossas instituições"
Notícias ao Minuto

11:46 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Poiares Maduro

Poiares Maduro comentou, este domingo, na RTP, a 'fuga' do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, às perguntas dos jornalistas sobre o alegado telefonema de Galamba, na noite de 26 de abril, dia em que o SIS terá sido chamado para recuperar o computador do Estado que estava nas mãos de Frederico Pinheiro.

Para o social-democrata, esta 'fuga' do Governo a perguntas "essenciais" sobre o caso, "não pode ser desvalorizada".

"É realmente um caso em que está em causa o regular funcionamento das instituições e não é pelo Governo ter adotado a estratégia de não responder a nada que isso é uma resposta satisfatória", começou por dizer Poiares Maduro, acrescentando que há um "conjunto" de questões às quais o Executivo tem mesmo de responder.

"Quem deu a ordem? Quem sabia? Porque razão foi dada essa ordem? E qual é a base legal para essa atuação?", perguntou o ex-ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional.

O Governo deveria assim, segundo Poiares Maduro, parar de "acusar os outros de continuarem a colocar sempre a mesma questão" e responder, uma vez que "a responsabilidade por essa questão ser colocada novamente é do Governo, por não a responderem em primeiro lugar".

"Aqui o que é grave é o Governo não responder a estas questões que são fundamentais e já agora o facto do primeiro-ministro se vir agora escusar na natureza secreta da atividade do SIS para evitar o escrutínio sobre esta matéria e para evitar responder. Aliás, do meu ponto de vista, essa é a melhor prova de que o SIS não pode fazer isso [recuperar o computador]", atirou.

Já no Twitter, na manhã desta segunda-feira, Poiares Maduro partilhou o vídeo do comentário, acrescentando que "os casos recentes confirmam que o nosso maior problema é a falta de qualidade das nossas instituições".

Leia Também: "O momento é de responder àquilo que são as necessidades do país"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório